Ragù de javali
- Fácil
- 2 h 20 min
- Kcal 340
 
				O ragù de coelho é um molho muito saboroso e de sabor delicado, que combina bem com massa e pode ser utilizado também como recheio alternativo e especial; a receita pode ser enriquecida com muitos outros ingredientes que tornam o ragù de coelho ainda mais delicioso. 
Para facilitar a retirada da carne de coelho dos ossos, cozinhe-o em pedaços: além de facilitar sua vida, esse método tornará a carne saborosa e, uma vez cozida, será muito mais fácil desossá-la e picá-la finamente!
 
										Elimine a cabeça, as vísceras e qualquer traço de gordura do coelho, então lave-o em água fria e corte-o em pedaços 1. Coloque os pedaços de coelho em um recipiente junto com as bagas de zimbro, os grãos de pimenta, dois dentes de alho, meia cebola, um ramo de alecrim, as folhas de louro e sálvia 2, em seguida cubra tudo com o vinho tinto 3 e deixe marinar por pelo menos duas horas em local fresco (ou a noite toda na geladeira).
 
										Após o tempo necessário, escorra o coelho e descarte o vinho da marinada. Prepare um picado de cebola, alho, cenoura e aipo 4 e refogue-o no azeite 5, então adicione na panela os pedaços de coelho 6 e deixe-os dourar em fogo médio junto com os aromas.
 
										Adicione um copo de vinho tinto 7 e deixe evaporar, depois salgue, adicione outro copo de vinho e cubra o coelho com uma tampa, deixando-o cozinhar em fogo baixo até que se desfaça, acrescentando caldo quente quando necessário até o final do cozimento. Deixe o coelho amornar e, com as mãos, desosse toda a carne 8 (operação muito mais fácil quando o coelho está cozido!), pique-a com uma faca 9 e junte-a ao próprio fundo de cozimento na panela 10.
 
										Adicione a polpa de tomate 11 e cozinhe por mais 10 minutos, ajustando o sal e a pimenta 12. Cozinhe a massa escolhida e tempere-a com o ragù de coelho.