Lasanha com ragu de coelho e cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês conhecem aqueles pratos feitos de carne de caça macia, cozinhados pelas avós e tias, cozidos lentamente e perfumados com muitas ervas aromáticas deliciosas? Com as lasanhas ao ragu de coelho e cogumelos, vocês poderão redescobrir todo o sabor das preparações de antigamente, rústicas e ricas em sabores genuínos. Este prato principal robusto tem o ragu de coelho como protagonista, com a adição de azeitonas taggiasche, tomates cereja e cogumelos. Entre uma camada e outra de massa de ovo com folha porosa, um molho bechamel cremoso envolve todos os ingredientes, para uma descoberta agradável a cada garfada!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira 30x20
Lasanha de ovo 500 g
Coelho 800 g - desossado
Tomates Pachino 500 g
Azeitonas Taggiasca 100 g - sem caroço
Cenouras 1 - pequena
Aipo ½ talo
Cebolas ½
Alho 1 dente
Vinho branco 60 ml
Sálvia quanto baste
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Louro quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar
Azeite virgem extra 3 colheres
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Para a marinada do coelho
Vinho branco 500 ml
Aipo 1 talo
Cebolas ½
Alho 1 dente
Tomilho 2 raminhos
Alecrim 1 raminho
Sálvia 3 folhas
Zimbro 4 bagas
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Para o caldo
Cenouras 1 - pequena
Cebolas ½
Aipo ½ talo
Sal fino quanto baste
Para os cogumelos
Cogumelos Chiodini 400 g - limpos
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 3 colheres
Salsa 2 colheres - para picar
Sal fino quanto baste
Para o molho bechamel
Leite inteiro 750 ml
Farinha tipo 00 70 g
Manteiga 50 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as lasanhas com ragu de coelho e cogumelos, é necessário marinar o coelho desossado por pelo menos 2 horas ou, melhor ainda, uma noite inteira; reserve os ossos do coelho porque serão usados para preparar o caldo. Para a marinada, limpe e corte grosseiramente meia cebola, o aipo, depois pegue os ramos de alecrim, tomilho, 1 dente de alho, alguns grãos de pimenta preta e as bagas de zimbro esmagadas. Corte também a carne de coelho em tiras 2, depois em cubos e coloque em uma tigela, então adicione também os aromas que você preparou: a cebola, o aipo 3, o alho,

as folhas de sálvia, os ramos de alecrim, as folhas de tomilho, as bagas de zimbro 4; depois cubra tudo com o vinho branco 5 e deixe marinar por pelo menos duas horas ou a noite toda 6, coberto com filme plástico e na geladeira.

Para preparar o caldo, despeje a água em uma panela, depois adicione os ossos do coelho, a cebola, o aipo, a cenoura e uma pitada de sal: deixe ferver em fogo baixíssimo por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, dedique-se aos cogumelos: limpe os cogumelos cortando a parte final 8, lave-os; depois escalde-os por 15-20 minutos antes de despejá-los em uma frigideira grande onde você terá refogado ligeiramente o alho picado com um fio de azeite 9.

Você pode diluí-los com um pouco de caldo de carne 10 para facilitar o cozimento, mas eles devem cozinhar por poucos minutos, permanecendo crocantes; ajuste o sal e a pimenta, adicione a salsa picada 11, misture e desligue o fogo. Agora prepare o ragu de coelho: pegue a cebola, a metade do talo de aipo e uma cenoura 12 para picá-los finamente.

Faça a mesma operação também com alho, sálvia, tomilho, louro, alecrim 13. Regue com um fio de azeite uma frigideira grande, depois adicione a mistura de cebola, aipo e cenoura e o dente de alho 14 e refogue a base em fogo baixo. Escorra cuidadosamente o coelho da marinada, retire os aromas 15.

Quando a base estiver murcha, adicione o coelho 16 e as ervas aromáticas picadas 17, em seguida, refogue por 10-15 minutos 18.

Regue a carne com o vinho branco 19, deixe evaporar, depois adicione o caldo de coelho de vez em quando, cozinhando com a tampa 20, até que a carne fique bem macia: levará cerca de 1 hora. Perto do final do cozimento, lave e corte em gomos os tomates cereja 21,

adicione-os ao ragu de coelho 22, depois adicione também as azeitonas taggiasche sem caroço 23. Ajuste o sal e a pimenta e depois desligue o fogo. Em seguida, dedique-se ao molho bechamel: em uma panela, aqueça o leite, aromatize-o com a noz-moscada ralada 24 e adicione sal e pimenta a gosto.

Em outra panela grande, despeje a manteiga e derreta em fogo baixo 25; uma vez derretida, despeje a farinha em chuva 26 e misture com um batedor para criar o roux. Quando a mistura estiver levemente escurecida e ficar mais densa, despeje o leite quente 27.

Continue a mexer com o batedor para engrossar o molho bechamel em fogo baixo 28. Pegue uma assadeira de 30x20 cm e regue com um fio de azeite; distribua uma camada de molho bechamel 29 e acomode uma camada de lasanha 30.

Tempere com uma camada de ragu de coelho 31, uma de cogumelos 32, depois continue polvilhando o Parmesão ralado e algumas colheres de molho bechamel 33.

Recomece com outra camada de lasanha 34 e continue na mesma ordem até terminar os ingredientes, polvilhando com Parmesão e algumas colheres de molho bechamel 35. Depois, asse as lasanhas em forno estático pré-aquecido a 200° por 30 minutos (se forno ventilado a 180° por cerca de 20 minutos). Quando estiverem assadas, retire do forno 36 e sirva bem quente!

Conservação

Você pode conservar as lasanhas com ragu de coelho e cogumelos, cobertas com filme plástico ou em um recipiente hermético por 1-2 dias. Podem ser preparadas no dia anterior, mantidas na geladeira cobertas com filme plástico e assadas no dia seguinte. É possível congelá-las, apenas se todos os ingredientes frescos forem usados, de preferência crus: para assá-las, basta descongelá-las na geladeira cerca de 24 horas antes e depois assá-las no forno.

Conselho

Se preferir, você também pode usar outras variedades de cogumelos, como porcini ou champignon.

Para um consumo seguro dos cogumelos

Para uma escolha, tratamento e conservação corretos dos cogumelos, recomendamos as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.