Ragu de lentilhas
- Fácil
- 1 h 25 min
- Kcal 363
Entre as tradições culinárias cuidadosamente guardadas e transmitidas de geração em geração, existem receitas feitas com amor e paciência, como pães ou doces típicos e condimentos saborosos como o ragu. Hoje apresentamos a nossa versão do ragu de lebre, uma preparação muito apreciada e difundida, especialmente nos Apeninos úmbrio-toscanos, onde esse tipo de caça ainda pode ser comprado diretamente dos agricultores. Combinado com pappardelle ou tagliatelle, o ragu de lebre é uma saborosa alternativa ao clássico ragu de carne, dedicado a quem ama os sabores intensos e robustos da caça. Deixe-se seduzir por este sublime ragu de lebre, ótimo também para saborear em uma boa fatia de pão caseiro quente!
Para preparar o ragu de lebre, comece pelo refogado, lavando e secando os legumes e as ervas aromáticas. Descasque a cenoura e retire as pontas, elimine os filamentos externos do aipo e limpe o alho e a cebola. Em seguida, pique finamente o aipo, a cenoura e a cebola 1. Pegue uma panela com fundo antiaderente e grosso, despeje o óleo e aqueça ligeiramente, depois adicione a cebola picada 2 e o aipo 2,
adicione também a cenoura 3 e o alho descascado e retire o miolo 4. Você pode adicioná-lo cortado ao meio para que seja mais fácil de remover posteriormente. Refogue os ingredientes em fogo bem baixo por cerca de 6-7 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o refogado estiver pronto, adicione também a carne de lebre 6.
Misture e deixe a carne absorver os sabores, dourando-a por 4-5 minutos em fogo baixo 7. Em seguida, aromatize com os raminhos de alecrim finamente picados 8 e as folhas de louro 9.
Deglaceie com vinho tinto 10 e deixe cozinhar em fogo alto por 5-6 minutos, até que o vinho evapore, mexendo de vez em quando 11. Em seguida, ajuste o sal 12.
Ajuste também a pimenta 13, depois adicione o purê de tomate 14 e a água. Certifique-se de misturar bem os outros ingredientes 15.
Neste ponto, cubra o ragu com a tampa 16 e deixe cozinhar em fogo muito baixo por cerca de 4 horas, mexendo raramente: bastarão poucas vezes apenas para verificar se não está grudando no fundo. No final do cozimento, o ragu deve estar bastante denso e encorpado 17; como última coisa, elimine o alho. O seu ragu de lebre estará pronto para ser usado em suas preparações 18!