Penne ao ragu de dobradinha

/5

APRESENTAÇÃO

A dobradinha é um prato da tradição culinária italiana, várias regiões apresentam esta iguaria de sabor único que evoca os sabores de antigamente. A dobradinha, de fato, é um alimento antigo que se aprecia nos meses mais frios e geralmente em ocasiões especiais, como as festividades.
Cada região tem sua receita: a dobradinha à milanesa, a fiorentina e a sarda, para citar algumas versões.
Hoje propomos uma variante especial desta iguaria: penne ao ragu de dobradinha. Para realçar o sabor da dobradinha, temperamos o ragu com muitas ervas aromáticas, o resultado é um prato de sabor marcante e rico em aromas. A dobradinha é a sua paixão? Clique aqui para ver todas as outras receitas. Se você é amante do gênero, pode experimentar o Lampredotto, também da família da dobradinha!

INGREDIENTES
Penne Rigate 320 g
Tripa de carne 700 g - limpa e escaldada
Passata de tomate 250 g
Concentrado triplo de tomate 50 g
Caldo de legumes 1 l
Vinho tinto 150 ml
Manteiga 40 g
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Cebolas 1
Orégano 3 raminhos
Tomilho 2 raminhos
Alecrim 1 raminho
Sálvia 3 folhas
Louro 2 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar as penne ao ragu de dobradinha, a primeira coisa a fazer é procurar no seu açougueiro de confiança a dobradinha já limpa e também parcialmente cozida. Comece preparando o refogado (para fazê-lo da melhor forma, siga nosso guia como fazer o refogado): lave e corte a cenoura em cubos pequenos, depois descasque a cebola e corte-a também em cubos. Por fim, lave o talo de aipo, elimine as folhas externas e remova a membrana fibrosa externa com um descascador de legumes. Corte o talo também em cubos pequenos 1. Agora, pique finamente as ervas aromáticas e reserve 2. Coloque uma panela no fogo, aqueça a manteiga com um fio de azeite de oliva 3,

coloque os legumes para o refogado 4, doure-os de todos os lados, mexendo de vez em quando com uma colher de pau e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos. Salgue 5, adicione o alho picado 6

e continue a cozinhar. Se o refogado secar muito, adicione uma concha de caldo de legumes 7. Enquanto isso, corte a dobradinha em tiras 8 e, quando o refogado estiver bem dourado, adicione-a na panela 9,

misture 10 e adicione as ervas aromáticas picadas anteriormente 11, depois adicione também as folhas de louro 12.

Despeje o vinho tinto 13 e deixe evaporar. Enquanto isso, em uma tigelinha à parte, dilua o triplo concentrado de tomate com uma concha de caldo quente 14 e depois despeje na panela, misture e adicione também o extrato de tomate 15.

Continue cozinhando em fogo baixo por cerca de duas horas, adicionando caldo para não deixar o ragu secar (16-17). Perto do final do cozimento do ragu, coloque uma panela com bastante água salgada no fogo e leve-a para ferver, despeje as penne 18 e cozinhe-as al dente. Quando estiverem cozidas, escorra as penne

e adicione-as ao ragu de dobradinha 19, misture e finalize por alguns minutos as penne com o ragu para dar sabor 20. Desligue o fogo e sirva as penne ao ragu de dobradinha bem quentes 21.

Conservação

Recomenda-se consumir as penne ao ragu de dobradinha imediatamente; se sobrar, você pode guardá-las na geladeira por no máximo um dia.
É possível congelar o ragu de dobradinha apenas se você usou ingredientes frescos.

Conselho

Para realizar este prato, você pode escolher outros formatos de massa longa ou curta: espaguete ou macarrão, por exemplo. Para um sabor mais acentuado, você pode adicionar pimenta ao ragu.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.