Tagliatelle ao ragu branco

/5

APRESENTAÇÃO

Quais sabores e aromas extraordinários se espalham de um bom prato de tagliatelle ao ragu! Desta vez, porém, quisemos revisitar este grande clássico, indispensável em qualquer almoço de domingo, propondo-lhe as tagliatelle ao ragu branco, uma versão sem tomate igualmente saborosa e enriquecida com bacon em cubos para um sabor único que combina perfeitamente com a massa de ovos. Rústicas e porosas, as tagliatelle de ovos retêm o delicioso molho de carne e vegetais, proporcionando-nos emoções de memórias de infância redescobertas. A escolha de ingredientes simples e genuínos, o aroma das ervas aromáticas e um cozimento lento em fogo baixo tornam este molho realmente irresistível e adequado também para a preparação de lasanhas, canelones ou crepes salgadas! As tagliatelle ao ragu branco são uma saborosa alternativa ao ragù alla bolognese ou ao clássico genovese, mas se você está procurando uma combinação nova e original, experimente também as fresquíssimas tagliatelle com bottarga, mariscos e limão!

INGREDIENTES
Tagliatelle de ovo 250 g
Carne de boi 250 g - picado
Salsicha 150 g - fresca
Pancetta 100 g -
Aipo 60 g
Cenouras 60 g
Cebolas douradas 60 g
Alho 1 dente
Vinho branco 60 g
Azeite virgem extra 50 g
Alecrim 1 raminho
Sálvia 3 folhas
Louro 2 folhas
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Água quanto baste

Preparo

Para preparar as tagliatelle ao ragu branco, comece pelo soffritto. Em uma panela, aqueça o óleo com um dente de alho e deixe-o dourar 1. Adicione o aipo 2 e a cenoura picados finamente 3.

Adicione também a cebola picada 4 e misture com uma espátula 5. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo; enquanto isso, retire as folhas de alecrim 6

e pique-as com uma faca 7, depois adicione-as ao soffritto 8. Lave e seque a sálvia, retire as folhas 9

e pique-a finamente 10; adicione ao restante do soffritto 11 e, por fim, tempere com duas folhas de louro inteiras 12.

Corte o bacon em cubos 13 e doure-o junto com os legumes 14, mexendo com uma espátula 15.

Agora cuide da linguiça: faça um corte no sentido do comprimento na pele externa com uma faca pequena 16 e remova-a com os dedos 17; esfarele a linguiça 18.

Adicione ao molho 19 junto com a carne moída 20 e cozinhe em fogo alto, mexendo com uma espátula 21 para desmanchá-las ainda mais. Cozinhe tudo por alguns minutos.

Remova o dente de alho 22 e as folhas de louro 23 e deglace com o vinho branco 24.

Quando o vinho tiver evaporado, continue cozinhando adicionando uma concha de água quente 25, ajuste o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora 26 adicionando mais água se necessário. Depois do tempo necessário, desligue o fogo. Quando faltar meia hora para o término do cozimento, coloque uma panela com bastante água no fogo para ferver: quando ferver, adicione sal a gosto e cozinhe as tagliatelle, deixando-as al dente 27.

Escorra a massa al dente e transfira diretamente para a panela do ragu já pronto 28. Misture bem a massa e incorpore o molho, adicionando um pouco da água do cozimento da massa reservada, se necessário 29. Sirva imediatamente as suas tagliatelle ao ragu branco ainda fumegantes 30.

Conservação

As tagliatelle ao ragu branco podem ser conservadas na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 1 dia. Se foram utilizados ingredientes frescos, é possível congelar o ragu branco.

Dica

Para o ragu branco, também é possível utilizar carne de peru, porco, vitela ou coelho. Você pode temperá-lo com embutidos como a sopressata ou ainda com cogumelos porcini secos previamente hidratados e bem escorridos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.