Risoto com ragu de legumes e robalo salteado na sálvia

- sem glúten
- Energía Kcal 578
- Carboidratos g 75.1
- dos quais açúcares g 10.5
- Proteína g 24.6
- Gorduras g 19
- das quais gorduras saturadas g 3.46
- Fibra g 7.5
- Colesterol mg 36
- Sódio mg 662
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 1 h 20 min
- Porção: 4 Pessoas
APRESENTAÇÃO
Se você deseja servir um prato principal de frutos do mar saboroso, refinado e ao mesmo tempo original, esta é a receita certa para você: risoto com ragu de legumes e robalo salteado na sálvia! O sabor inconfundível do robalo, a delicadeza do ragu de legumes e o aroma intenso da sálvia tornam este prato delicioso e incrivelmente saboroso. Sabe qual é o segredo da delícia deste prato? O cozimento do arroz, realizado com o caldo de peixe obtido das sobras do robalo e o vinho branco, que conferem ao prato um sabor intenso e encorpado. Se você é fã de risotos de frutos do mar, não perca esta deliciosa variante enriquecida com o ragu de legumes e a sálvia... Seus convidados ficarão agradavelmente encantados com tanta delícia!
INGREDIENTES
- Ingredientes (para o risoto)
- Arroz arbóreo 320 g
- Robalo 550 g
- Abobrinhas 200 g
- Vagens 200 g
- Cenouras 200 g
- Cebolinhas 200 g
- Manteiga 20 g
- Azeite virgem extra 30 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- para o caldo de peixe
- Robalo - (os restos)
- Alhos-porós 70 g
- Cebolas brancas 70 g
- Manteiga 50 g
- Vinho branco 50 g
- Salsa 10 g
- Alho 1 dente
- Sal fino quanto baste
- Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Preparo

Para preparar o risoto com ragu de legumes e robalo salteado na sálvia, primeiro dedique-se à limpeza do robalo: primeiramente, após lavá-lo cuidadosamente, retire as escamas da cauda em direção à cabeça com um descamador 1 ou uma faca afiada, depois com uma tesoura faça um corte da barriga até abaixo da cabeça 2. Retire as vísceras com as mãos 3.

Enxágue sob água corrente para eliminar os resíduos e as partes de sangue 4, depois, com uma faca afiada, corte a cabeça 5 e faça um corte profundo ao longo do dorso, sempre na mesma direção, separe o filé da espinha 6, então vire o peixe e repita a mesma operação.

Remova a espinha central da carne 7 e retire com uma pinça as espinhas que restarem 8. Remova, então, a pele do robalo com uma faca bem fina, deslizando-a paralelamente ao filé 9, e reserve tanto os filés quanto as sobras do peixe, ou seja, a cabeça, a espinha central e as barbatanas.

Prepare agora o caldo de peixe, que você usará para cozinhar o risoto: descasque e corte uma cebola em quartos, depois pegue um alho-poró, elimine as extremidades e as folhas verdes, e corte-o em rodelas. Em uma panela, derreta a manteiga, depois acrescente o alho-poró, a cebola, o alho 10 e deixe murchar por cerca de 5 minutos. Adicione as sobras de peixe 11 e deixe dourar por alguns minutos, dessa forma o fundo ficará saboroso; lembre-se de mexer continuamente para que o peixe não grude na panela. Adicione o vinho branco 12,

e uma vez que toda a parte alcoólica tenha evaporado, adicione água aos poucos 13 para cobrir as sobras do peixe, depois acrescente a pimenta em grãos e a salsa em folhas 14, em seguida, adicione um pouco de sal e deixe tudo ferver por 60 minutos em fogo baixo 15.

Remova a espuma de vez em quando com a ajuda de uma escumadeira 16, lembrando-se de enxaguar sempre em água limpa a escumadeira a cada vez que repetir a operação. Uma vez finalizado o cozimento, filtre o caldo usando uma peneira fina 17, de modo a eliminar as sobras de peixe usadas para dar sabor ao caldo. Agora, dedique-se aos legumes: pique a cebolinha 18,

e proceda a cortar em cubos de cerca de meio cm as abobrinhas 19, e as cenouras 20. Corte também as vagens em pequenos pedaços de cerca de 1 cm 21.

Em seguida, pegue uma frigideira grande, despeje o óleo e depois adicione a cebolinha 23, deixe dourar por alguns minutos, e primeiro adicione as vagens e depois as cenouras. Em seguida, adicione as abobrinhas e cozinhe seus legumes por 3-4 minutos 24. Em seguida, adicione o arroz 25,

misture e adicione o vinho branco 25; Uma vez que a parte alcoólica tenha evaporado, comece a adicionar ao arroz uma concha do caldo de peixe 26, tomando cuidado para adicionar a próxima somente quando a primeira estiver quase totalmente absorvida. Salgue e apimente 27.

Somente ao final do cozimento, desligue o fogo e adicione a manteiga para dar cremosidade ao risoto 28. Enquanto isso, seu risoto estará cozinhando, corte a sálvia em tiras com uma faca 29, e coloque-as na frigideira com um fio de óleo e os filés de robalo 30.

Cozinhe o robalo por alguns minutos de cada lado 31, ajuste o sal e a pimenta e, uma vez cozido, corte-o em tiras 32 e adicione ao risoto. Pronto! Seu risoto com ragu de legumes e robalo salteado na sálvia está pronto 33!