Risoto de erva-doce

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de erva-doce, conhecido também como risi coi fenoci, é uma receita vêneta preparada no outono e no inverno: um primeiro prato rico, quente e aromático, perfeito para aquecer os corações nos meses mais frios. Apesar da simplicidade dos seus ingredientes, risi coi fenoci encapsula antigas tradições e carrega o orgulho de uma cultura regional profundamente enraizada, com raízes cosmopolitas. O próprio arroz, na valiosa variedade vialone nano, cultivada desde o século XVI nas plantações de arroz da região de Verona, vem das regiões árabes com as quais Veneza, na época das Repúblicas Marítimas, mantinha estreitas relações culturais antes mesmo que comerciais. A preparação do risoto à moda veneta também apresenta suas particularidades: ao contrário do método clássico de risoto, onde os outros ingredientes são cozidos separadamente e adicionados ao arroz perto do final do cozimento, na tradição veneta eles são adicionados ao refogado antes do arroz, que dessa forma não será propriamente tostado, mas sim ganhará sabor na panela junto com o fundo aromático. Uma riqueza de sabores e sugestões para um primeiro prato que saberá conquistar você com sua simples e genuína bondade: aqui está servida a nossa versão do risoto de erva-doce!

INGREDIENTES

Ingredientes para o risoto de erva-doce
Arroz vialone nano 320 g
Funcho 500 g
Manteiga 40 g
Cebolas brancas 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Caldo de legumes quanto baste
Para mantecare
Manteiga 30 g
Grana Padano DOP 40 g - para ralar

Preparo

Para preparar o risoto de erva-doce, prepare primeiro o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Em seguida, descasque a cebola e pique-a finamente 1. Limpe as ervas-doces removendo a base, os talos 2 e as camadas externas caso estejam danificadas: você precisará obter 320 g de erva-doce para a receita. Lave-as, corte-as ao meio e fatie finamente 3.

Coloque então a manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo baixo 4; assim que a manteiga derreter, adicione a cebola picada 5 e refogue-a, sempre em fogo baixo, por alguns minutos 6 para que murche sem dourar.

Adicione agora as ervas-doces fatiadas 7, aumente um pouco o fogo e deixe-as cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo para uniformizar o cozimento. Adicione o arroz 8 e, sempre mexendo, deixe-o ganhar sabor por 3-4 minutos 9

antes de adicionar a primeira concha de caldo 10. À medida que o caldo for absorvido, adicione mais, continuando assim até que o arroz esteja cozido (o tempo pode variar dependendo do arroz utilizado, mas levará cerca de 15-20 minutos). Nos últimos minutos de cozimento, ajuste o sal e a pimenta 11. Quando o arroz atingir o ponto certo de cocção, desligue o fogo e misture com 30 g de manteiga 12

e tempere com o queijo 13. Misture bem 14 e deixe repousar por 1 minuto antes de servir: o seu risoto de erva-doce...perdão, risi coi fenoci está servido 15!

Conservação

Como todos os risotos, o risoto mantém suas características de consistência se consumido imediatamente após o preparo. No entanto, pode ser armazenado na geladeira por 1-2 dias, fechado em um recipiente hermético.

Conselho

A versão que propusemos é totalmente vegetal, com caldo de legumes. Mas muitas receitas tradicionais preveem, em vez disso, cozinhar o risoto usando um bom Caldo de carne: a escolha é sua! Se desviando um pouco da tradição, você pode enriquecer seu risoto com tiras de pancetta ou speck crocante: deliciosas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.