Rolo de lasanha

/5

APRESENTAÇÃO

O prato de domingo deve representar a convivialidade, a riqueza e para alguns até um pouco de opulência saudável e acolhedora. Os pilares do domingo à mesa são basicamente 3: lasanhas, massa ao forno e como não incluir os nhoques para comer na hora ou gratinar rapidamente no forno. Difícil escolher, mas hoje nos dedicamos a umas lasanhas especiais, para preparar o rolo de lasanha. São rolinhos de ricota e espinafre feitos com as clássicas folhas de lasanha onduladas, o formato precursor da lasanha que conhecemos hoje, feito com água e farinha de sêmola e que remonta à época dos romanos. Este rolo de lasanha respeita o bom costume do prato de domingo, remete aos tempos antigos mas com um toque de modernidade. O efeito de porção individual oferece a possibilidade de unir passado e futuro e levar suas papilas gustativas para um novo planeta de sabor. Ficam curiosos sobre o rolo de lasanha? Vamos começar!

INGREDIENTES

Ingredientes para 8 porções
Lasanha encaracolada 250 g - 8 folhas
Passata de tomate 300 g
Cebolas douradas 30 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o recheio
Espinafre 250 g - já limpos
Ricota de vaca 350 g
Grana Padano DOP 40 g - para ralar
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para a superfície
Mozzarella 70 g
Grana Padano DOP 10 g - para ralar
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparo

Para preparar o rolo de lasanha, comece pelo molho. Em uma panela, coloque um fio de óleo e deixe refogar a cebola por 5-6 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando 1. Despeje o purê de tomate 2, uma pitada de sal e deixe reduzir, cobrindo com a tampa, por cerca de 20 minutos em fogo baixo 3.

Enquanto isso, em outra panela, aqueça mais um pouco de óleo junto com um dente de alho descascado 4. Assim que o fundo estiver quente, adicione o espinafre 5, uma pitada de sal e cubra com a tampa, deixando cozinhar por 4-5 minutos 6.

No final do cozimento, retire o alho 7 e deixe esfriar um pouco antes de picar com a faca 8. Em seguida, coloque em uma tigela junto com a ricota 9

e adicione queijo ralado 10, sal, pimenta 11 e noz-moscada 12.

Misture para incorporar 13. Fatie a mussarela 14 e coloque em uma bandeja com papel absorvente ou um pano limpo 15

Então, passe para a massa. Em uma panela com bastante água salgada, coloque as lasanhas onduladas e cozinhe até ficarem bem al dente 16. Depois, escorra em uma bandeja com um pano e deixe esfriar 17. Em seguida, recheie as lasanhas deixando 1 cm das bordas 18

e enrole 19. Quando todos os rolos estiverem prontos, despeje cerca de metade do molho no fundo de um refratário 20, disponha os rolinhos 21

e cubra-os com o molho restante 22. Se ficar muito seco, você pode sempre diluir com um pouco de água. Em seguida, corte as fatias de mussarela para obter tiras 23 e polvilhe as lasanhas acrescentando à mussarela uma pitada de queijo ralado 24.

Cozinhe em forno estático, já aquecido a 200°, por cerca de 10 minutos mais alguns minutos de grill 25. Deixe esfriar um minuto antes de polvilhar com pimenta e manjericão 26, aqui está o seu rolo de lasanha pronto: bom apetite 27!

Conservação

Você pode conservar os rolos de lasanha na geladeira por até dois dias.
Se preferir, pode também congelá-los, cozidos ou crus. Basta deixá-los descongelar em ambos os casos: no primeiro será suficiente aquecê-los, no segundo, cozinhá-los conforme a receita.

Conselho

Experimente outros tipos de recheios usando vegetais da estação como abóbora, alcachofra, aspargos ou o que a horta oferecer para rechear o seu rolo de lasanha.

Curiosidade

O formato de massa utilizado nesta receita é composto por água e farinha de sêmola e aparece em tiras porosas e onduladas. As lagane são um dos formatos de massa mais antigos, datando da época dos romanos; parece que eram fritas em óleo e não cozidas em água fervente como acontece hoje antes de ir ao forno. Este formato de massa é tradicionalmente utilizado para a preparação das lasanhas napolitanas no período de Carnaval.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.