Árvore de biscoitos de cacau

/5

APRESENTAÇÃO

Dezembro é o mês dos mercados de Natal: artesãos talentosos dão forma a pequenas maravilhas, desde presépios de madeira entalhada a guirlandas feitas à mão, até bolas de vidro para pendurar na árvore... nós também não pudemos resistir e colocamos a mão na massa! Em vez de madeira ou vidro, escolhemos nos aventurar com as matérias-primas que mais nos agradam... pegamos manteiga, farinha e confeitos e criamos uma deliciosa árvore de biscoitos de cacau! Uma receita para verdadeiros artesãos do sabor, perfeita para o lanche de adultos e crianças, ideal para deixar para Papai Noel e suas renas, para reabastecê-los na longa noite mais especial do ano!

Se você está procurando outros biscoitos natalinos, experimente também os lebkuchen!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para cerca de 14 biscoitos de cacau)
Cacau em pó amargo 25 g
Manteiga 125 g - em temperatura ambiente
Farinha tipo 00 175 g
Gemas 20 g
Canela em pó 1 colherinha
Açúcar de confeiteiro 65 g
Para glacear e decorar
Claras 35 g
Açúcar de confeiteiro 205 g
Suco de limão 1 colherinha
Decoração alimentícia quanto baste - brilhos de açúcar
Decoração alimentícia quanto baste - pérolas de açúcar

Preparação

Para preparar a árvore de biscoitos de cacau, comece peneirando juntos em uma tigela a farinha, o cacau 1 e a canela 2. Em seguida, corte a manteiga em pedaços à temperatura ambiente 3,

coloque-a em uma tigela e adicione também o açúcar de confeiteiro 4. Trabalhe a mistura com as mãos até ficar esfarelada 5, em seguida, adicione as farinhas peneiradas 6

e misture com uma colher 7. Pegue o ovo e separe a clara (que você pode reservar) 8, enquanto adiciona a gema na tigela junto com os outros ingredientes 9. Misture brevemente a massa na tigela,

em seguida, transfira-a para a bancada 10 e amasse-a para dar a forma de um bloco 11. Envolva com filme plástico 12 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora.

Retire a massa da geladeira 5 minutos antes para que volte à temperatura ambiente, em seguida, enfarinhe a bancada e, com um rolo, abra a massa de cacau bem fina (cerca de 3-4 mm) 13. Prossiga, então, para formar seus biscoitos, utilizando cortadores de estrela de vários tamanhos 14. Fizemos 14 biscoitos. Coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga 15, leve ao freezer por 10 minutos para fixar a forma e depois asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 13 minutos.

Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar: lembre-se de não tocá-los enquanto estão quentes, pois podem se desfazer. Enquanto esfriam, prepare a cobertura: em uma tigela, coloque a clara que você reservou e adicione o açúcar de confeiteiro 16, misture bem com um batedor de mão 17 e adicione o suco de limão 18, que servirá para dar brilho à sua cobertura. Misture bem o suco de limão à composição!

Verifique se a sua cobertura tem a consistência fluida ideal 19, em seguida, transfira para um saco de confeitar com bico liso e bem pequeno. Esprema uma gota generosa de cobertura no centro do seu prato de servir 20, e coloque a estrela maior por cima, pressionando levemente para aderir ao prato. Prossiga com a decoração: Com o saco de confeitar, desenhe o contorno do biscoito 21

E coloque em cada ponta uma pérola de açúcar 22. Faça a mesma decoração em todas as outras estrelas 23 exceto na menor (no nosso caso, uma estrelinha cometa): você deve preencher com cobertura também o contorno e salpicá-la com brilhos de açúcar 24. Será a ponta da sua árvore!

Continue então com as camadas da árvore: esprema um pouco de cobertura no centro do biscoito já colocado no prato 25 e coloque por cima, com leve pressão, o biscoito de tamanho imediatamente inferior 25. Continue assim com todas as camadas, tomando cuidado para alternar as pontas 26. Chegando ao topo, você pode decidir posicioná-la verticalmente como fizemos, sempre utilizando a cobertura como cola. Sua árvore de biscoitos de cacau está pronta para ser degustada 27!

Conservação

Você pode conservar a árvore de biscoitos de cacau em uma lata ou coberta com uma cúpula de vidro por 4-5 dias.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.