APRESENTAÇÃO

Hoje convidamos você a experimentar, para um café da manhã doce, brioches macios que, junto com os croissants, são um orgulho da confeitaria francesa: os pães de chocolate, ou pain au chocolat!
Os pães de chocolate são pequenos e macios retângulos de massa fermentada, folheada com manteiga, recheados com duas barras de chocolate. Usamos chocolate amargo, mas você pode usar chocolate ao leite ou gianduia, dependendo do seu gosto. A massa requer um tempo de descanso longo, onde a fermentação alterna-se com a dobra da massa, para obter uma consistência semelhante a brioche por dentro e uma casquinha leve e mais crocante por fora.
A receita dos pães de chocolate que propomos é do confeiteiro francês Christophe Felder, encontrada em seu livro "Patisserie! L'ultime reference".
Os pães de chocolate são um delicioso comfort food, para se conceder como mimo em um dia especial: você se sentirá em uma boulangerie parisiense!

E para um café da manhã rico, experimente também nossos croissants folhados italianos, enquanto para o lanche, aproveite nossos bolinhos macios de leite!

INGREDIENTES

Ingredientes para 10 saccottini
Farinha Manitoba 175 g
Farinha tipo 00 325 g
Manteiga 100 g - em temperatura ambiente
Açúcar 60 g
Sal fino 12 g
Leite em pó 10 g
Fermento biológico seco 7 g
Água 230 ml - fria
Manteiga 250 g - frio de geladeira (para folhado)
para o recheio
Chocolate amargo 160 g
para pincelar e polvilhar
Ovos 1 - médio
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar os pães de chocolate, comece dissolvendo o fermento biológico seco em metade da dose de água (1-2) (ou alternativamente, você pode usar 25 g de fermento biológico fresco), enquanto na água restante, dissolva o sal 3.

Na tigela de uma batedeira equipada com pá (se você não tiver, misture em uma tigela com as mãos), coloque a farinha manitoba (ou alternativamente, pode usar farinha 0) e a farinha 00 4, o açúcar e o leite em pó (5-6),

o fermento dissolvido em água 7 e a manteiga, cortada em pedaços e amolecida à temperatura ambiente 8. Acione a pá em velocidade média e despeje a água com sal em fio. Quando todos os ingredientes se agruparem ao redor da pá, limpe-a e substitua-a pelo gancho 9 com o qual você misturará, em velocidade média, por cerca de 10 minutos, até que a massa se desprenda das laterais da tigela e se prenda ao gancho. Durante os 10 minutos, solte a massa do gancho, vire-a de cabeça para baixo e volte a misturar.

Despeje a massa em uma superfície enfarinhada, trabalhe-a com as mãos para deixá-la mais lisa 10, então dê à massa uma forma retangular 11. Envolva-a em filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas 12.

Após esse tempo, a massa estará muito compacta ao toque, mas trabalhável: estenda-a com um rolo 13, dando-lhe uma forma retangular, com dimensões de cerca de 45x25 cm e espessura de cerca de 8 mm 14. Para ajudar a seguir corretamente as medidas, você pode cortar um retângulo de papel manteiga, com as dimensões exigidas, e usá-lo como modelo. Agora você deve começar a fase de folheado: para um resultado perfeito, trabalhe em uma temperatura ambiente que não exceda 20°. Pegue o bloco de manteiga de 250 g da geladeira (deve estar frio) e coloque-o entre duas folhas de papel manteiga (se você usou, use o papel cortado como modelo dobrado ao meio) 15.

Estenda a manteiga em um retângulo, que deve ter a metade do tamanho da massa (cerca de 25x20): bata com movimentos decididos com o rolo para torná-la mais trabalhável 16 e depois estenda-a 17. Para regularizá-la, compacte os lados com uma espátula de aço. Se, durante essas operações, a manteiga ficar muito mole, coloque-a na geladeira por alguns minutos, para que volte a ficar dura. Coloque a manteiga na parte inferior da massa folheada 18,

dobre a massa restante sobre a manteiga, de modo que esteja completamente coberta 19. Gire a massa um quarto de volta, de modo que a emenda fique do lado direito 20, e feche as bordas pressionando levemente com os dedos. Estenda a massa novamente, levando-a às dimensões anteriores e obtendo uma espessura de 6-7 mm 21. Tenha cuidado para que a manteiga não saia.

Pegue a parte inferior da massa e dobre-a até que chegue a 2/3 da massa 22, depois dobre a parte superior para que fique alinhada à parte inferior 23, então dobre o retângulo obtido sobre si mesmo 24.

Assim você terá feito a primeira dobra em 4 camadas 25; pressione levemente o bloco com as mãos, mantendo sempre a emenda do lado direito 26; envolva-o em filme plástico e coloque-o na geladeira por pelo menos 1 hora 27.

Depois do tempo indicado, remova o filme plástico e posicione a massa na superfície de trabalho levemente enfarinhada, mantendo a dobra do lado direito. Estenda a massa com o rolo 28, dando-lhe a forma retangular anterior e conferindo uma espessura de 6-7 mm. Como feito anteriormente, dobre um terço da massa, começando pelo lado inferior e levando-a ao centro 29, e dobre o terço restante, de modo que se sobreponha à aba dobrada anteriormente 30.

Esta é a dobra em três camadas 31. Pressione levemente com as mãos, mantendo o lado da emenda à direita 32, envolva o bloco com filme plástico e deixe descansar na geladeira por mais uma hora 33.

Enquanto isso, prepare as barras de chocolate que você usará para o recheio. Pegue uma forma retangular de bolo inglês, com dimensões de cerca de 8x10 cm (na foto a forma é mais longa porque usamos uma dose dupla de chocolate obtendo o dobro das barras para guardar para a preparação de outros pães de chocolate), pincele-a com manteiga amolecida e forre-a com papel manteiga. Derreta o chocolate amargo em banho-maria ou no micro-ondas e despeje-o dentro da forma 34, depois deixe esfriar e endurecer na geladeira (você deve obter uma espessura de cerca de meio cm). Quando estiver duro, retire o retângulo de chocolate da forma 35, (usamos uma forma removível, mas com o papel manteiga a extração será fácil) e divida-o, com uma faca de lâmina lisa, em barras de lado quadrado de meio cm 36, de forma a obter pelo menos 20 (2 tiras para cada pão de chocolate).

Retire a massa da geladeira, coloque-a na superfície de trabalho enfarinhada, com o lado da emenda à direita, e desta vez estenda-a em ambas as direções para obter um grande retângulo de 25x40 cm, com espessura de 3-4 mm (37-38). Corte o retângulo obtido em duas partes iguais no comprimento, de modo a ter dois retângulos de cerca de 12x40 cm 39.

Depois corte os dois retângulos em 5 partes iguais no lado mais comprido, obtendo a mesma largura da barra, ou seja, 8 cm 40. Ajude-se com uma régua. Coloque a primeira barra a um cm de distância da borda e enrole a massa sobre a barra (41-42).

Posicione a outra barra próxima ao rolo obtido 43 e continue enrolando até envolver a segunda barra, depois termine de enrolar o pão de chocolate, certificando-se de posicionar a emenda abaixo dele 44. Posicione os pães de chocolate obtidos em uma assadeira forrada com papel manteiga 45, cubra-os com filme plástico e deixe-os levedar a uma temperatura que não exceda 24-26 graus, por pelo menos 2 horas e meia. Se você quiser prepará-los para a manhã seguinte, nesta etapa, deixe-os levedar, cobertos com filme plástico, na geladeira durante a noite.

Uma vez levedados 46, coloque-os na geladeira por mais meia hora, para que a manteiga na massa fique bem firme, depois pincele-os com o ovo batido 47 e asse-os em forno estático pré-aquecido a 190°-200° por cerca de 15-20 minutos (forno ventilado a 170°-180° por 10-15 minutos). Se você os manteve na geladeira durante a noite, leve-os diretamente ao forno, depois de pincelados. Quando estiverem bem dourados na superfície, retire os pães de chocolate do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade! Antes de servi-los, polvilhe com açúcar de confeiteiro e pronto, seus deliciosos pães de chocolate estão prontos!!!

Conservação

Você pode conservar os pães de chocolate, fechados em um saco plástico, por 2-3 dias.
Você pode congelar os pães de chocolate já assados e depois reaquecê-los no forno.

Dica

Pão de chocolate, espelho meu, quem é o mais bonito do reino? Aquele recheado com barras de chocolate, como na receita; aquele preenchido com chocolate picado grosseiramente ou com gotas de chocolate, ou aquele recheado com geleia ou creme de confeiteiro? Quem sabe... No mínimo, será preciso provar todos! Como fazer? Nos primeiros casos, o procedimento não muda, nos últimos dois pincele a massa com uma camada fina de creme ou geleia antes de enrolar, depois recheie os pães de chocolate já assados com uma seringa. Se quiser, você pode fazê-los também em tamanho mini, com 4 centímetros de comprimento: a delícia não muda. Nem mesmo se você omitir o leite em pó: ele dá à massa uma nota de sabor característica, mas, como é insubstituível, se não conseguir encontrar, é melhor omitir.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.