Sacher de chocolate branco

/5

APRESENTAÇÃO

A sobremesa vienense por excelência é sem dúvida a tradicional Sacher, um delicioso bolo recheado com geleia de damasco e coberto com a típica cobertura de chocolate amargo que o torna único. Mas você já pensou em fazer uma versão branca? Nós ousamos e o resultado é surpreendente: um pão de ló de amêndoas macio recheado com geleia de cranberry e uma cascata de cobertura de chocolate branco.
A Sacher de chocolate branco é uma variante clara que pode competir em uma disputa entre Sacher, então só resta você experimentá-la para eleger a sua favorita!

Descubra também o Sacher de colher!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 23 cm de diâmetro
Farinha de amêndoas 100 g
Farinha tipo 00 160 g
Açúcar 160 g
Ovos 7 - médias
Manteiga 40 g
Sal fino quanto baste
Mel 15 g
Sabor amêndoa 1 colherinha
Para rechear
Geléia de cranberry 500 g
para a cobertura
Chocolate Branco 600 g
Creme de leite fresco líquido 350 ml
Gelatina em folhas 4 g
Xarope de glicose 40 g
Chocolate Branco quanto baste - picado

Preparo

Para fazer a Sacher de chocolate branco, comece pelo pão de ló preparado com o método a quente: coloque os ovos em uma tigela e bata com o batedor 1, adicione uma pitada de sal, o açúcar 2 e o mel 3 e misture os ingredientes com o batedor. Coloque uma panela com pouca água no fogo e coloque a tigela sobre ela, garantindo que a água nunca toque a tigela.

Aqueça a mistura a 45° monitorando a temperatura com um termômetro de alimentos 4. Uma vez atingida a temperatura, transfira a mistura para uma batedeira equipada com batedor, adicione o aroma de amêndoa amarga 5 e bata por 20 minutos em velocidade média até obter uma massa clara e espumosa 6.

Incorpore a farinha de trigo e a de amêndoas peneiradas 7 mexendo delicadamente para não desmontar a mistura. Derreta a manteiga em fogo baixo 8, transfira-a para uma tigela e misture com duas colheres de sopa da mistura para que se integre mais facilmente 9

e adicione-a ao restante da mistura 10. Unte e forre com papel manteiga uma forma com aro removível de 23 cm de diâmetro. Despeje a massa na forma 11, nivele com uma espátula e asse em forno estático pré-aquecido a 170° por 35 minutos (se o forno for ventilado, a 150° por 25 minutos). Ao final do cozimento, retire o pão de ló do forno 12,

desenforme-o e deixe esfriar completamente em uma grade 13. Agora comece a preparar a cobertura: coloque as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos para amolecer 14. Aqueça o creme de leite em uma panela com a glicose 15 até quase ferver,

depois desligue o fogo e despeje sobre o chocolate branco na tigela 16, mexa até que o chocolate esteja derretido 17 e então adicione as folhas de gelatina escorridas e espremidas 18 e dissolva-as na mistura mexendo com uma colher.

Bata a mistura com um mixer de imersão 19 e depois coe com uma peneira para eliminar possíveis bolhas de ar. Cubra o creme com filme plástico em contato direto 20 e deixe esfriar um pouco antes de colocá-lo na geladeira. Peneire a geleia para remover as sementes, corte o bolo em 3 partes; para realizar melhor esta etapa você pode consultar o guia Como cortar o pão de ló. Recheie cada camada com a geleia usando uma espátula 21

e depois pincele toda a superfície e as bordas do bolo com a geleia 22, coloque o bolo na geladeira para secar por 30 minutos. Pegue a cobertura de chocolate branco, coloque a base sobre uma grade com um prato embaixo e despeje o creme sobre o bolo de modo a cobri-lo completamente 23. Coloque o bolo na geladeira para firmar a cobertura e repita esta operação fazendo uma segunda aplicação. Após a segunda aplicação, coloque novamente na geladeira até que esteja completamente firme. Recolha o creme restante em um cone de papel manteiga para escrever 'sacher' na superfície como dita a tradição. Para finalizar, cubra as bordas com chocolate branco picado. Sua Sacher de chocolate branco está pronta para ser saboreada 24.

Conservação

Guarde a sacher branca na geladeira por no máximo 2-3 dias. É possível congelar o bolo e descongelá-lo na geladeira quando necessário.

Sugestão

Como alternativa à geleia de cranberry, você pode usar geleia de cereja, morango ou framboesa, ou até mesmo uma marmelada de laranja. Se não encontrar glicose, pode substituí-la pela mesma quantidade de mel.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.