Molho vermelho (salsa rubra)

/5

APRESENTAÇÃO

A salsa vermelha não é nada mais do que o antecessor do famoso Molho Ketchup, que parece não ser originário da América, mas sim de origem chinesa ou malaia (originalmente molhos à base de peixe e soja), e sofreu várias transformações ao longo do tempo até chegar à preparação atual.
No final do século XVII, os comerciantes ingleses e holandeses o importaram para a Europa. Nesse meio tempo, a soja foi eliminada do molho e acrescentaram-se o vinagre, anchovas salgadas, noz-moscada e cravos-da-índia. Mas ainda não era molho vermelho; o tomate foi uma contribuição do novo mundo, e o molho tornou-se Tomato-Ketchup e assim modificado retornou à Europa no início do século passado. Na Itália, foi chamado de rubra (nome latino) por causa do então líder Mussolini, que não gostava de palavras estrangeiras.
A salsa vermelha ou rubra na Itália é uma preparação típica do Piemonte que acompanha excelentemente, Bollito misto alla Piemontese, composto por pelo menos sete cortes de carne bovina e cinco de acompanhamento, e servido com molhos diversos, um dos quais é precisamente a salsa vermelha ou rubra.

INGREDIENTES
Tomates rama 8
Alho 2 dentes
Cebolas 1
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Manjericão quanto baste
Pimentões vermelhos ½
Pimenta em pó quanto baste
vinagre de vinho tinto quanto baste
Açúcar 1 colherinha
Azeite virgem extra 6 colheres
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a salsa rubra, lave o pimentão, retire o talo, divida-o ao meio 1 e remova as sementes internas, depois corte-o primeiro em tiras 2 e depois em cubos e reserve. Lave e depois escalde os tomates 3.

Escorra-os 4, descasque-os 5, remova as sementes internas e depois corte-os em cubinhos 6.

Prepare agora o refogado: lave o aipo, remova as fibras mais externas e pique-o, lave, descasque e pique a cenoura e, por último, descasque e pique também a cebola. Para fazer o refogado da melhor maneira, siga a escola de culinária Como fazer o refogado 7. Coloque o picado em uma panela grande, aromatize com a pimenta vermelha 8 e refogue com 4 colheres de sopa de óleo em fogo brando por cerca de 10 minutos, até que fiquem dourados,

em seguida, adicione os pimentões, tendo o cuidado de reservar um punhado para decorar o molho 9, os tomates 10, as folhas de manjericão 11, o vinagre 12,

o açúcar 13 e o sal. Cozinhe em fogo baixo com a tampa 14 até que a consistência do molho esteja bem densa 15,

e depois bata com um mixer de imersão 16 ou passe tudo pelo passador de alimentos. Misture bem o molho adicionando duas colheres de sopa de óleo, ajuste o sal 17 e sirva a salsa rubra decorando-a com os cubos de pimentão que reservou 18.

Conservação

Conserve a salsa rubra na geladeira por alguns dias ou você pode conservá-la por mais tempo em potes de vidro para conservas esterilizados e com vedação hermética.

Conselho

Não é época de tomates, mas a vontade de salsa vermelha surgiu de repente? A solução existe e é: tomates pelados maduros, naturalmente de boa qualidade!

Curiosidade

Para não contrariar o Duce, pouco amante de palavras estrangeiras, a Cirio lançou um concurso para encontrar um nome italiano para o ketchup (molho vermelho americano): na final chegaram Rubra e Vesúvio. Venceu o latíssimo Rubra, vocábulo com o qual ainda hoje se chama a salsa vermelha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.