Sfincione palermitano
- Energía Kcal 612
- Carboidratos g 74.1
- dos quais açúcares g 7.9
- Proteína g 22.4
- Gorduras g 25.1
- das quais gorduras saturadas g 7.52
- Fibra g 3.7
- Colesterol mg 35
- Sódio mg 1281
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 1 h 20 min
- Porção: 6
- Custo: Baixo
- Notas + 3 horas e meia de fermentação
APRESENTAÇÃO
Imagine-se passeando pelas ruas de Palermo e as ruas se enchem dos aromas típicos, das cores e dos sons. Algo, no entanto, chamará sua atenção, ou melhor, seu paladar será provocado por um aroma irresistível. Das padarias, pizzarias e lanchonetes ou mesmo nos quiosques que vendem comida de rua, é obrigatório experimentar um street food típico: o sfincione palermitano. Uma focaccia muito macia que reúne todos os ingredientes da mágica Sicília: molho de tomate e abundante queijo caciocavallo fazem do sfincione palermitano um irresistível produto típico! Uma massa muito macia e muito saborosa. O mérito do tempero é a verdadeira nota distintiva deste fermentado! A pizza está para Nápoles exatamente como o sfincione está para Palermo, portanto, se você é amante de pizza, descobrirá que também é amante desta iguaria... experimente a nossa versão!
Descubra outras especialidades da culinária siciliana:
- pizzolo siciliano
INGREDIENTES
- Ingredientes para a massa (para uma assadeira de 40x32)
- Água 330 g - morna
- Farinha tipo 00 500 g
- Fermento biológico seco 4 g
- Malte 5 g
- Azeite virgem extra 45 g
- Sal fino 10 g
- para temperar
- Tomates pelados 700 g
- Cebolas douradas 300 g
- Água 50 g
- Azeite virgem extra 40 g
- Caciocavallo 100 g - siciliano
- Farinha de rosca 20 g
- Queijo pecorino 70 g - ralado
- anchovas em óleo 40 g
- Orégano quanto baste
- Sal fino quanto baste
Preparação
Para preparar o sfincione palermitano, comece pela massa. Em uma batedeira equipada com gancho, coloque a farinha peneirada, o fermento seco 1 e o malte 2, ligue em velocidade média e adicione a água morna aos poucos 3.
Trabalhe a massa por pelo menos 10 minutos ou até que ela esteja completamente ligada ao gancho. Depois, adicione também 35 gramas de óleo aos poucos 4 e continue batendo até que a massa esteja novamente ligada e o óleo tenha sido completamente absorvido. Por fim, adicione o sal 5 enquanto a batedeira ainda está em funcionamento. A massa ligada 6 está pronta para ser transferida para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada.
Trabalhe-a brevemente com as mãos 7 e forme uma esfera 8 que você colocará em uma tigela coberta com filme plástico 9, deixando-a crescer em forno desligado com a luz acesa por pelo menos 3 horas ou até dobrar de volume.
Enquanto a massa cresce, prepare o tempero. Descasque e fatie uma cebola 10, se preferir um sabor mais delicado, retire a parte verde interna. Coloque a cebola em rodelas em uma panela grande junto com 20 g de óleo e refogue em fogo muito baixo, adicionando também 50 gramas de água 11. Cozinhe por cerca de dez minutos e depois adicione os tomates pelados 12.
Ajuste o sal e a pimenta 13 e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando 14. Assim que o molho estiver pronto, deixe esfriar em temperatura ambiente 15; uma vez frio, você pode guardá-lo na geladeira.
Enquanto isso, corte o caciocavallo em cubos e reserve 16. Depois, toste a farinha de rosca em uma panela com 20 gramas de óleo 17 e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre 18.
Unte uma assadeira de 40x32 com 10 gramas de óleo 19. Pegue a massa já crescida 20 e coloque-a na assadeira 21.
Use os dedos para estendê-la cuidadosamente 22, distribuindo a massa por toda a superfície. Deixe crescer por mais 30 minutos ainda no forno desligado, mas com a luz acesa 23. Pegue a assadeira e distribua o pecorino ralado e o caciocavallo junto com os filés de anchova, escorridos do óleo de conservação, que podem ser quebrados à mão 24.
Depois, despeje o molho de tomate, ajudando-se com uma colher para distribuí-lo bem 25 e, por fim, polvilhe a superfície com orégano e farinha de rosca tostada 26. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 50 minutos 27.
Uma vez assado 28, coloque-o sobre uma tábua e corte-o em pedaços com a ajuda de uma faca de lâmina serrilhada 29 e seu sfincione palermitano está pronto para ser saboreado 30!