Sopa de ervilhas partidas

/5

APRESENTAÇÃO

A sopa de ervilhas partidas é uma sopa saborosa e substancial, mas composta de poucos e simples ingredientes, um prato para saborear fumegante durante uma fria noite de inverno.

Se quiser, você pode tornar a sopa de ervilhas partidas ainda mais rica, adicionando 10 minutos antes do final do cozimento uma massa curta ou arroz, ou acompanhando-a com fatias de pão torrado. E se você quiser fazer outra variação do prato, inspire-se nos nossos ervilhas refogadas com bacon!

INGREDIENTES
Ingredientes:
Ervilhas - quebrados, 250 g
Pancetta - defumada em cubos, 70 g
Cebolas - 1 pequena
Cenouras - 1 pequena
Aipo - 1 talo
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 3 colheres
Caldo - vegetal, 1 l

Preparo

Para preparar a sopa de ervilhas partidas, comece colocando as ervilhas partidas de molho em bastante água fria e deixe-as por pelo menos 3 horas. Pique finamente a cenoura, o aipo e a cebola e refogue-os com o alho no azeite de oliva extravirgem em uma panela grande 1. Deixe dourar por cerca de 10 minutos e depois adicione o bacon em cubos 2 (se preferir, pode adicionar o bacon em uma única fatia) e deixe dourar bem. Lave bem as ervilhas em água corrente fria 3

e adicione-as na panela 4, misture para dar sabor e depois cubra as ervilhas com o caldo de legumes quente 5. Cubra a sopa 6 e cozinhe em fogo baixo (deverá ferver levemente) até que as ervilhas estejam bem macias e comecem a desmanchar, levará cerca de 60 minutos.
Se quiser, para obter um prato mais substancial, você pode adicionar à sopa alguma massa (ditalini, espaguete quebrado etc.) ou arroz!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.