Spaghettini abacate e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

Quando você estiver no supermercado ou na sua fruteira de confiança, temos certeza de que além das escolhas tradicionais, seus olhos são atraídos pelas coloridas frutas exóticas! Em particular, há um ingrediente que vem das quentes regiões da América Central e do Sul, com forma oval e casca rugosa de cor verde brilhante: estamos falando do abacate! Uma fruta suculenta que muitas vezes é encontrada na culinária combinada com peixe! Se você nunca experimentou, convidamos você a experimentá-lo junto com frutos do mar, preparando espaguete com abacate e camarões. Uma união extraordinária entre a delicadeza dos camarões e a doce e suculenta polpa do abacate. Os spaghettini, então, com seu formato fino e leve, envolvem perfeitamente os ingredientes... uma mistura exótica de sabores ideal para servir em um jantar de verão, graças à sua frescura sedutora!

INGREDIENTES
Espaguete 320 g
Camarões 800 g
Desenho de marisco 500 g - feito com as cascas dos camarões
Abacate 400 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 50 g
Conhaque 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho quanto baste

Preparo

Para preparar os spaghettini com abacate e camarões, comece pela limpeza dos camarões. Com as mãos, retire a cabeça 1 e delicadamente remova também o exoesqueleto 2, reservando os restos que serão usados para fazer o caldo. Faça um corte nas costas de cada camarão e, com a ajuda de uma pinça, retire o intestino 3.

Coloque a polpa dos camarões na geladeira e prepare o caldo de crustáceos. Descasque uma cebola e corte-a em quatro partes, retire as extremidades e as folhas mais verdes do alho-poró e corte-o em rodelas finas. Derreta a manteiga em uma panela grande e, quando estiver derretida, adicione a cebola, o alho-poró e o alho 4. Deixe dourar e murchar tudo, depois adicione os restos dos crustáceos e deixe dourar por alguns minutos em fogo alto, mexendo com uma colher de pau e esmagando as cabeças. Deixe evaporar com o vinho branco 5 e, apenas quando a parte alcoólica tiver evaporado, adicione água até cobrir completamente os exoesqueletos. Adicione a salsa, a pimenta preta em grãos e ajuste o sal 6.

Reduza o fogo e deixe ferver suavemente por pelo menos 60 minutos, durante os quais será necessário retirar a espuma do caldo com uma escumadeira 7, tendo o cuidado de enxaguá-la a cada vez para eliminar qualquer vestígio de impureza. Após o tempo indicado, o caldo deve reduzir-se pela metade em relação ao líquido inicial, coe-o com uma peneira fina 8 e reserve o caldo ainda quente 9.

Uma vez preparado o caldo, dedique-se à limpeza do abacate. Corte-o em 4 partes 10 e descasque, deslizando a lâmina de uma faca afiada entre a casca e a polpa 11. Repita a operação para as 4 partes e remova o caroço central, cortando em cubos de cerca de 1 cm 12 e reserve-os.

Neste ponto, transfira cerca de metade do caldo de crustáceos para uma panela 13 e mergulhe o espaguete 14. Misture com um garfo 15

e continue cozinhando, como se fosse um risoto, adicionando uma concha de caldo quando necessário 16. Certifique-se de que o espaguete está apenas coberto pelo caldo de crustáceos. Caso o caldo termine, adicione tranquilamente água quente 17. Enquanto isso, adicione o óleo e o alho em uma panela, deixe dourar e, em seguida, retire-o 18.

Adicione os camarões e sele-os por alguns minutos 19, tempere com sal e pimenta e adicione também os cubos de abacate 20. Misture com uma espátula e deixe evaporar com o conhaque 21. Deixe a parte alcoólica evaporar e desligue o fogo.

Quando a massa estiver pronta, adicione os camarões e o abacate 22, misture tudo e adicione o tomilho fresco 23. Sirva 24 e aproveite seus spaghettini com abacate e camarões.

Conservação

Guarde seus spaghettini com abacate e camarões por no máximo um dia, em um recipiente hermético na geladeira.

Dica

Tente bater o abacate para obter uma consistência mais cremosa.

Se você não gosta do sabor do conhaque, pode usar vinho branco.

Os spaghettini com abacate e camarões também são perfeitos para o menu de Dia dos Namorados!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.