Terrina de peixe e espinafre

/5

APRESENTAÇÃO

A terrina de peixe e espinafre é um refinado aperitivo de sabor delicado, que é ideal para ser preparada para buffet ou aperitivos entre amigos, mas também pode ser um agrado antes de um jantar mais importante, como costuma acontecer durante as festas. A qualidade do peixe utilizado para a terrina de peixe e espinafre é fundamental e, por esse motivo, é muito importante escolher sempre peixe fresquíssimo e com carne firme e compacta. É possível variar o tipo de peixe a ser cozinhado para a terrina: em vez do peixe-persa, por exemplo, pode-se usar um ótimo robalo e, no lugar do salmão, uma truta salmonada carnuda. A terrina de peixe e espinafre é um prato importante para servir em ocasiões especiais!

INGREDIENTES
Filé de salmão 300 g
Dourada 1 - de 200 gramas
Poleiro 200 g
Espinafre 700 g
Ricota de vaca 200 g
Creme de leite fresco líquido 300 ml
Vinho branco 60 g
Gelatina em folhas 17 g
Anchovas (anchovas) 4 filés
Azeite virgem extra quanto baste
Salsa quanto baste
Alho 5 dentes
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a terrina de peixe e espinafre, comece pela limpeza do peixe: pegue o salmão, remova a pele e as espinhas, se houver, ajudando-se com uma pinça 1, depois corte-o em pedaços 2 e reserve. Passe para a limpeza da dourada: remova a pele, filete-a 3

e retire as eventuais espinhas com uma pinça 4, depois corte-a em pedaços 5. Proceda da mesma forma para limpar o peixe-persa e corte-o também em pedaços. Em uma frigideira antiaderente, com duas colheres de sopa de azeite e um dente de alho, cozinhe em fogo moderado o salmão, regue com 30 g de vinho branco 6, depois ajuste o sal e a pimenta

e adicione a salsinha picada 7. Cozinhe tudo por poucos minutos até que o salmão esteja dourado, depois reserve 8. Em seguida, cozinhe o peixe-persa e a dourada da mesma forma, sempre com duas colheres de sopa de azeite e um dente de alho 9,

regando com o restante do vinho branco 10, adicionando uma generosa porção de salsinha picada 11 e ajustando o sal e a pimenta. Deixe cozinhar tudo por poucos minutos em fogo moderado, depois reserve o peixe cozido.

Limpe e lave bem os espinafres em água corrente, escorra-os e salteie-os por poucos minutos, em fogo moderado, em uma frigideira antiaderente com duas colheres de sopa de azeite, três dentes de alho e os filés de anchova 13. Quando estiverem cozidos, desligue o fogo e mantenha-os também reservados 14, mas aquecidos. Em três tigelas diferentes cheias de água fria, coloque as folhas de gelatina para hidratar: 5g para o salmão, 5g para a dourada e o peixe-persa e 7g para os espinafres 15.

Com um mixer, bata os espinafres junto com a ricota 16 e, se necessário, ajuste o sal e a pimenta. Adicione as folhas de gelatina bem espremidas à mistura de espinafres, ainda quente, e dissolva-as cuidadosamente 17. Agora, bata o salmão com 100 ml de creme de leite 18,

derreta as folhas de gelatina em 50 ml de creme de leite morno e misture à composição (19-20). Em seguida, bata o peixe-persa e a dourada com 100 ml de creme de leite 21

e aqui também adicione os últimos 5g de gelatina em folhas, derretida em 50 ml de creme de leite morno (22-23). Pegue uma forma de pão de forma de 27x10 cm, forre-a com papel manteiga e despeje a mistura de dourada e peixe-persa, depois deixe esfriar no freezer por 15/20 minutos antes de proceder com a segunda camada 24.

Quando a mistura estiver fria e sólida, prossiga adicionando a segunda camada, a de espinafres, nivele bem e coloque a mistura no freezer para firmar ainda por mais vinte minutos 25. Finalmente, despeje na forma a mistura de salmão, nivele bem e deixe na geladeira por pelo menos 4 horas 26. Após o tempo indicado, retire a terrina de peixe e espinafre da forma e sirva fria 27.

conservação

Você pode conservar a terrina de peixe e espinafre na geladeira por no máximo 2-3 dias, em um recipiente hermético ou coberta com filme plástico.

Se desejar, pode congelar a terrina e depois descongelá-la na geladeira.

dica

Você pode usar espinafres congelados, se não encontrar frescos, e proceder conforme descrito na receita.

No lugar do salmão, pode usar truta salmonada ou uma mistura de salmão fresco e defumado para realçar ainda mais o sabor deste prato.

Aguarde até que uma camada esteja completamente fria e compacta antes de proceder com a próxima, caso contrário, não obterá camadas bem definidas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.