Timbale de macarrão

/5

APRESENTAÇÃO

O timbale de macarrão é um prato principal rico e substancioso, envolto em uma crocante camada de massa brisée pincelada com ovo batido com um pouco de creme de leite. O timbale deve seu nome ao molde homônimo em que era originalmente preparado: um recipiente de forma cilíndrica com o diâmetro igual à altura.
Parece que a ideia de apresentar a massa (geralmente temperada com molhos ricos em carne e legumes), envolta em uma casca de massa podre, folhada ou brisée, nasceu por volta do século XIV.
A tradição se manteve, quase inalterada, até os dias de hoje; é possível encontrar receitas semelhantes em várias gastronomias regionais. Até mesmo Giuseppe Tomasi di Lampedusa, em seu romance “O Leopardo”, menciona o timbale como um prato delicioso e perfumado: então por que não experimentá-lo?
A receita que realizamos prevê a preparação de uma massa temperada com ervilhas e linguiça, alternada com camadas de molho com almôndegas e de mussarela derretida. Tudo isso é então coberto por uma fina camada de massa brisée, que confere à receita um sabor e uma crocância únicos.

Se você adora massas suculentas, experimente nossos ziti com tomates e stracciatella e o timbale de macarrão com linguiça e alcachofras.

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 28 cm de diâmetro
Rigatoni 400 g
Cebolas roxas 1
Azeite virgem extra quanto baste
Salsicha 300 g
Caldo de legumes 100 ml
Fiordilatte 300 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 2 colheres
Grana Padano DOP 50 g - para ralar
Ervilhas congeladas 300 g
Passata de tomate 500 ml
para a massa brisée
Manteiga 200 g
Água 140 ml - gelada
Farinha tipo 00 400 g
para as almôndegas
Porco 300 g - moído
Ovos 2 - médias
Pão 50 g - (miolo esmigalhado)
Salsa 1 punhado - para picar
Grana Padano DOP 100 g - para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o timbale de macarrão, faça a massa brisée: coloque em um processador a farinha, a manteiga em pedaços fria de geladeira, uma pitada de sal e misture tudo até obter uma mistura com aparência arenosa e farinácea. Coloque a mistura obtida em uma superfície fria, na clássica forma de fonte, e misture rapidamente adicionando aos poucos a água fria até obter uma massa compacta e elástica. Cubra tudo com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos. Agora prepare o molho: desmanche a linguiça com as mãos e coloque-a para cozinhar em uma frigideira antiaderente por alguns minutos 1, até dourar; adicione as ervilhas congeladas 2, misture e acrescente uma concha de caldo 3. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio, mexendo frequentemente para não deixar a carne grudar no fundo da panela. Depois do tempo indicado, desligue o fogo e reserve tudo.

Em uma panela à parte, doure a cebola, picada finamente, por alguns minutos 4, em fogo baixo, junto com 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, então adicione o molho de tomate 5. Continue cozinhando por um quarto de hora e, enquanto isso, prepare as almôndegas: em uma tigela grande, coloque a carne suína moída, o Grana Padano DOP, o miolo de pão esmigalhado 6,

então adicione dois ovos 7, a salsa 8 e ajuste o sal e a pimenta. Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma mistura homogênea 9,

depois forme bolinhas e coloque-as em uma bandeja coberta com papel manteiga 10. Quando todas as almôndegas estiverem preparadas, coloque-as para cozinhar no molho que você preparou anteriormente, por cerca de um quarto de hora, em fogo baixo 11. Neste ponto, leve a ebulição uma quantidade abundante de água salgada em uma panela grande e cozinhe os rigatoni, depois escorra-os al dente 12.

Adicione à massa uma concha generosa de molho com as almôndegas 13 e as ervilhas com a linguiça 14. Corte a mussarela em fatias finas 15, então pegue a massa brisée da geladeira e, com a ajuda de um rolo, abra-a em duas folhas não muito finas.

Pegue uma forma redonda com diâmetro de 28 cm e forre o fundo com uma folha de massa brisée 16, furando a superfície com os dentes de um garfo 17. Comece a montar o timbale colocando camadas da massa 18,

as almôndegas com molho 19, a mussarela e novamente a massa 20: continue assim até terminar todos os ingredientes. Finalmente, polvilhe com abundante Grana Padano DOP 21;

E cubra a superfície com a segunda folha de massa brisée 22. Com a ajuda de uma faca, elimine a parte de massa que excede 23, então sele as bordas aplicando uma leve pressão com os dentes de um garfo ou com as pontas dos dedos 24.

Crie um furo no centro 25 para permitir que o vapor escape durante o cozimento, deixando a massa crocante e não úmida. Bata uma gema com um pouco de creme de leite 26 e pincele sobre a superfície do timbale 27.

Se quiser completar o timbale com uma bela decoração, você pode decorá-lo com folhas feitas da massa restante, usando um cortador (28-29). Asse o timbale em forno pré-aquecido, estático, por 45 minutos a 180° 30: a massa brisée deve ficar dourada. Uma vez cozido, deixe o timbale de macarrão esfriar um pouco e sirva.

Conservação

Você pode conservar o timbale de macarrão, colocado na geladeira e fechado em um recipiente hermético, por no máximo dois dias.

O timbale de macarrão pode ser congelado uma vez cozido, conservando-o em um recipiente hermético. Para descongelá-lo, coloque-o na geladeira na noite anterior e, uma vez descongelado, aqueça-o em forno estático por 20 minutos.

Conselho

Se quiser enriquecer seu timbale de macarrão, pode adicionar ovos cozidos cortados em rodelas ou em quartos (se quiser um efeito mais bonito, pode usar ovos de codorna), molho bechamel e bacon em cubos. Você pode omitir as ervilhas do timbale de macarrão ou substituí-las por cenouras ou outros vegetais cortados em cubos pequenos do mesmo tamanho das ervilhas, para que tenham mais ou menos o mesmo tempo de cozimento. Se não quiser usar linguiça, pode optar por bacon ou carne moída. Em vez de mussarela, pode usar provolone, caciocavallo, scamorza ou qualquer outro queijo não curado, de massa mole, que derreta durante o cozimento tornando-se cremoso.

Curiosidade

O termo "maccherone" é também usado para indicar um formato tradicional de massa fresca, venha descobrir como prepará-lo em casa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.