Torrone dos mortos

/5

APRESENTAÇÃO

Viajando de região em região, curiosos com as diferentes culturas culinárias propostas para as festividades, nos deparamos com esta especialidade ligada à Comemoração dos Finados: o torrone dos mortos, um doce à base de chocolate e avelãs que é preparado na Campânia nos primeiros dias de novembro. Ficamos curiosos com tanta delícia e pensamos em apresentar a vocês uma variação deste tradicional doce campano: uma gulosa casca de chocolate amargo envolve um coração de chocolate branco e creme de avelã enriquecido com avelãs inteiras... uma verdadeira delícia para petiscar no lanche ou como sobremesa, talvez disfarçado de sobremesa macabra para o seu jantar de Halloween. O torrone dos mortos literalmente se derrete na boca... diga a verdade: você já quer um pedaço!

INGREDIENTES
Ingredientes
Chocolate amargo 300 g
Chocolate Branco 500 g
Creme para barrar de avelã 400 g
Nozes inteiras sem pele 300 g

Preparo

Para preparar o torrone dos mortos, pique 100 g de chocolate amargo 1 para derretê-lo em banho-maria 2: tome cuidado para que a água da panela que você colocou para aquecer não toque o fundo do recipiente onde está derretendo o chocolate. Continue mexendo para derreter bem o chocolate 3.

Em seguida, despeje o chocolate derretido em uma forma de bolo inglês com base de 22x8 cm, superfície de 26x11 cm e altura de 7,5 cm 4: com um pincel de cozinha, espalhe o chocolate derretido por toda a superfície da forma, para revesti-la totalmente (5-6).

Coloque na geladeira, na parte mais fria, para firmar por pelo menos 30 minutos ou até que o chocolate esteja bem sólido 7. Após o tempo necessário, derreta mais 100 g de chocolate amargo em banho-maria 8: depois despeje na forma 9.

Novamente, com um pincel de cozinha, faça o chocolate derretido aderir às bordas da forma 10 de modo a criar uma nova camada de chocolate 11. Esta operação é necessária para garantir que as duas camadas de chocolate se compactem melhor, criando uma espessura maior que permitirá desmoldar o torrone da forma mais facilmente. Coloque novamente na geladeira para firmar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio: pique finamente o chocolate branco 12.

Coloque para derreter em banho-maria 13 (sempre tomando cuidado para que a água não entre em contato com o chocolate a ser derretido), mexendo de vez em quando para ajudar a derreter o chocolate 14. Despeje em uma tigela grande e adicione o creme de avelã 15.

Certifique-se de misturar os ingredientes enquanto o chocolate branco ainda está quente 16 e, por último, adicione as avelãs inteiras descascadas 17, misturando bem os ingredientes. Neste ponto, o chocolate na forma estará bem sólido: retire a forma da geladeira e despeje a mistura recém-obtida 18.

Nivele na forma 19, ajudando-se com uma espátula. Em seguida, coloque na geladeira por pelo menos 4-5 horas, cobrindo a forma com uma folha de papel alumínio 20. Certifique-se de que a folha de alumínio não toque a mistura para evitar que grude na geladeira. Após o tempo de resfriamento do torrone, certifique-se de que a superfície está bem firme e derreta em banho-maria os 100 g restantes de chocolate amargo, despeje sobre o torrone 21.

Pincele o chocolate por toda a superfície 22 e coloque na geladeira por mais 30 minutos para firmar. Retire da geladeira e faça um corte com uma faca ao longo da borda da forma 23. Passe a lâmina da faca entre o torrone e as paredes da forma 24 para destacá-lo. Você deve ouvir uma espécie de "estalo" indicando que o torrone se descolou da forma.

Elimine o chocolate restante (que você pode derreter novamente e usar para outras preparações) e vire a forma sobre uma tábua de corte ou prato de servir 25. Bata firmemente na forma para desenformar o torrone mais facilmente 26. Seu torrone dos mortos agora está pronto para ser fatiado e saboreado 27!

Conservação

O torrone dos mortos se conserva por até uma semana, tanto na geladeira quanto fora. Se optar pela última opção, certifique-se de armazená-lo sob uma cúpula de vidro.

Conselho

Aqui estão algumas deliciosas alternativas que você pode experimentar: em vez do creme de avelã, use pasta de avelã. Nesse caso, use metade das avelãs descascadas e metade não descascadas para dar mais sabor à preparação. Se preferir, você também pode dividir as avelãs ao meio!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.