Torta coberta com maçã, frutas secas e pão

/5

APRESENTAÇÃO

As tortas nasceram como doces simples e caseiros que sempre alegraram os lanches de adultos e crianças. Inspirados por esta receita tradicional, pensamos em uma variação rústica, substancial e com sabores genuínos: a torta coberta com maçã, frutas secas e pão. Entre duas camadas de massa quebradiça, encontra-se um recheio aromático rico de frutas simples que evocam os doces de antigamente: maçãs, figos secos e passas, uma combinação vencedora e atemporal que conquistará você na primeira mordida.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 22 cm)
Manteiga 200 g
Açúcar de confeiteiro 75 g
Mel de acácia 40 g
Sal fino 2 g
Casca de limão ½
Fava de baunilha 1
Gemas 20 g - (de 1 ovo médio)
Farinha tipo 00 300 g
para o recheio
Maçãs Douradas Deliciosas 400 g
Figos secos 100 g
Uvas passas 50 g
Pão 170 g
Leite inteiro 100 g
Leite de amêndoa 100 g
Rum 30 g
Casca de limão 1
Mel de acácia 20 g
para pincelar
Ovos 1

Preparação

Para preparar a torta coberta com maçã, frutas secas e pão, você deve garantir que a manteiga seja retirada da geladeira a tempo de ficar macia, mas ainda plástica e cortada em pequenos pedaços. Coloque-a na batedeira equipada com folha, adicione o açúcar de confeiteiro 1 e o mel de acácia 2. Ligue a batedeira na velocidade mais baixa: a manteiga deve absorver o mel e o açúcar, mas não deve bater. Pare a batedeira, dissolva o sal em pouquíssima água (cerca de uma colher de chá) e despeje na batedeira. Adicione também a gema 3 e ligue novamente em baixa velocidade.

Corte a vagem de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes, despeje-as na batedeira junto com a casca ralada do limão 4. Peneire a farinha e adicione-a de uma vez na batedeira 5, continue a misturar até que a manteiga tenha incorporado toda a farinha e a massa esteja homogênea 6.

Então, vire a massa sobre uma superfície de trabalho, modele-a para dar uma forma cilíndrica 7, achate-a e envolva-a em filme plástico 8. Coloque na geladeira por algumas horas. Enquanto isso, prepare o recheio: lave e depois amacie as passas no rum 9.

Corte o pão em cubos 10, coloque-o em uma tigela e molhe com o leite integral e o leite de amêndoas 11 e deixe absorver. Corte os figos secos em pedaços pequenos 12.

Lave as maçãs e corte-as em cubos mantendo a casca (13-14). Incorpore ao pão também os figos secos 15,

as maçãs 16 e as passas amolecidas no rum e escorridas 17. Aromatize com a casca de limão 18

e tempere com o mel de acácia 19. Reserve o recheio e retome a massa: abra-a em uma superfície ligeiramente enfarinhada com uma espessura de cerca de meio centímetro 20. Coloque-a sobre uma forma de torta de 22 cm e corte a massa seguindo o molde da base 21.

Coloque o disco obtido dentro da forma já untada e enfarinhada 22. Abra outro pedaço de massa para obter tiras retangulares 23 para aplicar nas bordas 24.

Neste ponto, despeje o recheio dentro da forma 25. Abra o restante da massa, sempre com meio centímetro de espessura, enrole no rolo e espalhe sobre a forma 26, de forma a fechar a torta. Corte o excesso de massa com uma faca 27.

Crie um padrão decorativo na borda fazendo uma leve pressão com os dentes do garfo 28. Pincele a superfície com ovo batido 29 e corte a massa criando raios 30, permitindo a saída de vapor durante o cozimento.

A sobremesa está pronta para assar 31, asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 45 minutos, na prateleira do meio. Quando estiver assado, retire a torta coberta com maçã, frutas secas e pão 32, deixe esfriar e depois desenforme 33.

Conservação

Conserve a torta na geladeira por no máximo 3 dias. A massa pode ser congelada crua.

Conselho

Como alternativa aos figos secos, você pode usar ameixas secas ou tâmaras de acordo com seu gosto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.