Torta de maltagliati

/5

APRESENTAÇÃO

O gratinado de maltagliati, um tipo de massa de ovo típica da Emilia Romagna, é um prato principal rico que em suas diferentes camadas combina o sabor forte da carne com a delicadeza dos vegetais. O gratinado, servido em graciosas cumbucas de cerâmica, é ideal para ocasiões especiais e pode ser uma excelente alternativa para trazer à mesa um prato saboroso que agradará também às crianças. Camada após camada, você descobrirá o sabor de um delicado molho bechamel, os maltagliati e os vegetais salteados na frigideira, tudo temperado com um ragu branco. O toque final? Uma pitada de queijo ralado antes de levar ao forno!

INGREDIENTES

Ingredientes para os maltagliati
Farinha tipo 00 110 g
Ovos 55 g
para o ragu de carne
Carne de boi 250 g - moído
Cebolas brancas 40 g
Aipo 40 g
Cenouras 40 g
Vinho branco 20 ml
Louro 2 folhas
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra 45 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Caldo de legumes 45 ml
para os legumes
Cenouras 80 g
Abobrinha redonda 158 g
Tomates-cereja 80 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
para o molho bechamel
Leite inteiro 250 g
Manteiga 25 g
Farinha tipo 00 25 g
Noz-moscada quanto baste - (para ralar)
para temperar
Grana Padano DOP 40 g - (para ralar)

Preparo

Para preparar o gratinado de maltagliati, comece com a preparação da massa fresca de ovo: em uma tigela, coloque a farinha, crie uma cavidade no centro e adicione o ovo. Em seguida, comece a trabalhar os ingredientes com as mãos diretamente na tigela (1-2); mantenha à mão um pouco de água morna que você poderá adicionar, se necessário, para deixar a massa de ovo mais macia e na consistência ideal para abrir com o rolo. Termine de amassar em uma superfície de trabalho para obter uma consistência lisa e homogênea; forme uma bola e coloque-a na tigela 3 envolta em filme plástico: a massa deve descansar por pelo menos 30 minutos em um local fresco, protegido de correntes de ar.

Enquanto a massa descansa, prepare o caldo de legumes, e então cuide do ragu, cortando finamente a cebola, o aipo e as cenouras 4. Em uma panela com um pouco de óleo, coloque os vegetais e refogue brevemente por alguns minutos 5, adicionando um pouco de caldo de legumes para ajudar no cozimento. Adicione a carne moída 6 e deixe dourar por alguns minutos.

Regue com o vinho branco 7, adicione o alecrim picado 8, sal e pimenta a gosto e, por fim, as folhas de louro. Adicione o caldo de legumes aos poucos para ajudar a cozinhar a carne 9 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Uma vez cozido, reserve o ragu.

Comece a preparar os vegetais. Corte finamente as abobrinhas 10 e as cenouras, e corte os tomatinhos em quartos 11. Em uma panela com um pouco de óleo, coloque as cenouras 12.

Em seguida, adicione as abobrinhas 13; refogue por alguns minutos e adicione os tomatinhos, sal e pimenta a gosto; cozinhe por cerca de dez minutos. Reserve os vegetais e prossiga com a preparação do molho bechamel. Para preparar o bechamel, coloque o leite para aquecer em uma panela pequena (o leite deve ser muito fresco e integral) e aromatize com noz-moscada ralada; à parte, derreta a manteiga em fogo baixo, depois desligue o fogo e adicione a farinha peneirada, mexendo com um batedor para evitar a formação de grumos 15. Em seguida, volte ao fogo baixo e mexa até que fique dourado, obtendo o roux.

Adicione o leite quente aos poucos ao roux 16, mexendo energicamente com o batedor 17. Cozinhe por 5-6 minutos em fogo baixo até que o molho engrosse e comece a ferver. Desligue o fogo e reserve o bechamel obtido 18.

Agora comece a preparar os maltagliati. Pegue a massa de ovo que você deixou descansar e divida-a em dois pedaços; enquanto estende o primeiro, mantenha o outro envolto em filme plástico. Estenda com o rolo uma camada não muito fina, 1-2 mm serão suficientes 19. Em seguida, corte em tiras 20 e depois em losangos ou em qualquer forma 21. Coloque os maltagliati um a um em uma bandeja levemente enfarinhada e enfarinhe também os maltagliati. Depois, estenda o outro pedaço e repita as mesmas operações.

Leve uma panela com bastante água salgada a gosto para ferver e cozinhe os maltagliati aos poucos por poucos minutos 22. Em seguida, escorra os maltagliati com uma escumadeira 23, coloque-os em uma tigela 24

e regue com um fio de óleo 25. Para preparar os gratinados, pegue uma cumbuca (7 cm de altura e 9 cm de diâmetro) e monte as camadas do gratinado, começando com uma colher de bechamel 26 e uma camada de maltagliati 27.

Adicione mais uma colher de bechamel, uma camada de vegetais 28 e, por fim, o ragu 29. Continue alternando os ingredientes para criar outras camadas 30;

Finalize com uma colher de chá de queijo ralado 31. Uma vez prontos os gratinados de maltagliati 32, coloque-os em uma assadeira no forno sob o grill para gratinar (ou a 220°) por 5 minutos. Em seguida, retire do forno e deixe esfriar um pouco, depois sirva 33!

Conservação

Recomenda-se consumir o gratinado de maltagliati imediatamente. Você pode congelá-lo se usou todos os ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Você pode variar o molho dos maltagliati, escolhendo os vegetais que preferir ou substituindo a carne moída por linguiça.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.