Torta de crepes doces

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de crepes doces é uma sobremesa fresca, simples de preparar, mas de grande impacto.
Muitos camadas de crepes macias adoçadas por dois delicados cremes de iogurte, uma aromatizada com baunilha e a outra enriquecida com a polpa de morangos frescos. Entre uma crepe e outra, há também pedaços frescos de frutas: damascos, pêssegos e morangos, que você pode substituir por outras frutas de sua preferência.
A torta de crepes é uma sobremesa ideal para concluir almoços de verão e pode também se tornar um doce para aniversários ou ocasiões especiais: as camadas de crepes podem ser decoradas com bicos de chantilly ou você pode adicionar o último ao creme de iogurte para tornar a decoração mais macia e uma cobertura com um efeito ainda mais impressionante!

INGREDIENTES

Ingredientes para 15 crepes de 20 cm de diâmetro
Leite inteiro 500 ml
Farinha tipo 00 250 g
Ovos 3 - médias
Açúcar 60 g
Manteiga 40 g
Casca de laranja 1
Fava de baunilha ½ - as sementes
Sal fino quanto baste
Para o creme de iogurte
Iogurte grego 500 g
Açúcar de confeiteiro 25 g
Fava de baunilha ½ - as sementes
Para o creme de morango
Iogurte grego 500 g
Morangos 60 g
Açúcar de confeiteiro 25 g
Para rechear com frutas
Damascos 5 - maduras
Pêssegos amarelos 4
Morangos 40 g
Para decorar
Iogurte grego 100 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
Açúcar de confeiteiro 20 g
Cerejas quanto baste
Morangos quanto baste

Preparação

Para preparar a torta de crepes doces, comece preparando as crepes que serão a estrutura da sua sobremesa: coloque em uma tigela de bordas altas a farinha previamente peneirada, o açúcar refinado, as sementes de meia fava de baunilha ou um pacote de vanilina, uma pitada de sal e o leite. Trabalhe a mistura com um batedor manual ou uma batedeira elétrica até que fique lisa, aveludada e sem grumos 1. Em uma tigela separada, bata os ovos com um garfo, depois adicione-os aos outros ingredientes 2 e continue misturando. Derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo e deixe esfriar, depois adicione-a à massa das crepes e misture bem. Por fim, adicione à massa a casca ralada da laranja 3.

Misture bem os ingredientes para obter uma massa densa sem grumos 4. Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos meia hora 5. Após o tempo de descanso necessário, retire a massa da geladeira e comece a fazer suas crepes: aqueça uma frigideira para crepes ou uma frigideira antiaderente de 20 cm de diâmetro. Derreta uma pequena noz de manteiga e espalhe-a por toda a superfície da frigideira com a ajuda de papel de cozinha. Em seguida, despeje uma concha de massa no centro da frigideira 6.

Com a ajuda da concha ou de uma colher, espalhe rapidamente e cuidadosamente a massa por toda a superfície da frigideira 7. Deixe cozinhar por um minuto, levantando as bordas da crepe de vez em quando com uma espátula de crepe ou uma espátula de madeira para soltá-la da superfície; assim que estiver dourada, vire do outro lado e espere que assuma a mesma cor 8. Assim que estiver pronta, retire-a da frigideira deslizando-a sobre um prato, e continue da mesma forma com as outras crepes, colocando-as uma sobre a outra à medida que estiverem prontas 9. Cubra-as com papel de cozinha e reserve-as.

Agora passe para os cremes de recheio. Para o creme de iogurte: em uma tigela, coloque 500 g de iogurte grego e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado 10, misture para unir os ingredientes 11, depois corte a meia fava de baunilha e adicione as sementes 12, então misture a mistura.

Para o creme de morango: proceda como para o creme de iogurte, coloque 500 g de iogurte grego em uma tigela e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado, misturando os ingredientes. Neste ponto, lave os morangos, retire o cabinho verde com uma faquinha e bata-os no liquidificador 13 até obter uma polpa fina que será coada com uma peneira fina 14. Agora adicione a polpa coada ao iogurte grego e misture bem com uma espátula ou colher 15.

Agora passe a preparar as frutas para o recheio: lave os morangos, retire o cabinho e corte-os em cubinhos 16. Descasque os pêssegos com uma faquinha 17, corte-os ao meio para retirar o caroço e depois corte-os em cubinhos 18. Faça o mesmo procedimento também com os damascos.

Agora você pode começar a montar sua torta: pegue um prato de servir e espalhe um pouco de creme de iogurte no fundo do prato para que a crepe que serve de base não deslize 19. Coloque a primeira crepe 20 e espalhe cerca de duas colheres de sopa de creme de iogurte branco 21.

Adicione uma colher de cubinhos de frutas 22 e distribua-os por toda a superfície, depois cubra a camada com outra crepe 23. Em seguida, espalhe esta crepe com cerca de 2 colheres de sopa de creme de morango 24 e distribua os cubinhos de frutas como na camada anterior.

Então continue da mesma maneira (25-26), alternando os cremes de iogurte e morango até terminar a montagem da torta com a última camada de crepe 27.

Quando terminar as camadas, passe a preparar o creme para a decoração: em uma tigela, coloque 100 g de iogurte grego e dilua com o creme de leite fresco líquido 28; adicione então o açúcar de confeiteiro peneirado e misture com uma colher até obter um creme fluido 30.

Com uma colher, despeje aos poucos o creme obtido no topo da torta a partir do centro 31. Agora você pode decorar a torta colocando cerejas e morangos inteiros no topo 32 e adicionar folhas de hortelã para dar um toque cênico à sua torta de crepes doces 33.

Conservação

A torta de crepes doces pode ser conservada na geladeira por, no máximo, 2 dias, coberta com filme plástico.
Não é recomendável congelar.

Sugestão

Iogurte ou creme de leite, eis a questão. O creme de leite é uma alternativa fenomenal, mas se você quiser permanecer fiel ao iogurte, saiba que pode substituir o grego pelo natural. O aspecto no qual você pode se soltar sem restrições, na verdade, são as frutas: todas são boas, todas que você gosta, incluindo as em calda (desde que bem escorridas).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.