Torta de trigo sarraceno e geleia de groselha

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de trigo sarraceno e geleia de groselha é uma sobremesa de sabor intenso e deliciosa. Como nos Biscoitos de trigo sarraceno, o sabor rústico típico deste tipo de farinha combina perfeitamente com o toque levemente ácido da geleia, criando um sabor rico e bem equilibrado. Esta torta é particularmente adequada para quem busca um lanche rico ou um café da manhã nutritivo para começar bem o dia. Sirva a torta de trigo sarraceno e geleia de groselha vermelha também em uma ocasião especial: será uma verdadeira delícia para o paladar!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 24 cm
Manteiga 250 g - (à temperatura ambiente)
Farinha de trigo sarraceno 250 g
Açúcar 250 g
Fermento químico em pó 16 g
Ovos 5 - (médios, à temperatura ambiente)
Fava de baunilha 1
Leite inteiro 250 ml - (à temperatura ambiente)
para rechear
Geléia de groselha 400 g
para decorar e polvilhar
Amêndoas em lâminas 20 g
Groselha 1 cacho
Açúcar de confeiteiro 20 g
Creme de leite fresco líquido 200 ml

Preparação

Para preparar a torta de trigo sarraceno e geleia de groselha, certifique-se de retirar a manteiga, os ovos e o leite da geladeira pelo menos duas horas antes de fazer a torta. Na batedeira, bata a manteiga amolecida cortada em cubos e metade do açúcar refinado 1; pegue os ovos em temperatura ambiente, separe as gemas das claras (guarde-as, pois serão usadas posteriormente) e adicione as gemas 2 e o leite aos poucos 3.

Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes com uma faca, adicionando-as à mistura 4; continue batendo até obter uma mistura clara e espumosa 5. Em uma tigela separada, comece a bater as claras (devem ser batidas até ficarem cremosas) e, quando estiverem brancas, adicione aos poucos a outra metade do açúcar que você reservou 6.

Neste ponto, incorpore as claras batidas à mistura, mexendo delicadamente com uma espátula de cima para baixo para evitar que percam o volume 7. Adicione aos poucos a farinha de trigo sarraceno à massa 8, depois peneire o fermento e mexa com a espátula para evitar a formação de grumos 9.

Unte e forre com papel manteiga uma forma de 24 cm de diâmetro e despeje a massa 10, nivelando bem com a espátula 11. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 60 minutos (ou em forno ventilado a 160°C por 50 minutos): se após 30-40 minutos a superfície da torta dourar demais, cubra-a com folha de alumínio e continue assando. Verifique o cozimento inserindo um palito no centro que, ao ser retirado, deve sair seco e limpo; caso contrário, asse por mais alguns minutos. Uma vez pronta 12, retire a torta do forno e da forma, deixando esfriar completamente sobre uma grade.

Quando a torta de trigo sarraceno estiver completamente fria, corte-a horizontalmente em 3 partes com uma faca de lâmina lisa (13-14); com uma colher, espalhe delicadamente a geleia de groselha sobre a superfície do primeiro disco até as bordas (reserve uma colher da dose necessária) 15.

Cubra com o segundo disco 16 e recheie novamente, então finalize a torta colocando o último disco 17. Neste ponto, você pode proceder com as decorações: pincele as bordas da torta com a geleia que você reservou 18

e adira às bordas da torta as amêndoas em lâminas 19. Você pode decidir decorar a torta com chantilly: bata o creme de leite fresco com açúcar de confeiteiro usando uma batedeira elétrica (20-21).

Com um saco de confeitar com bico em formato de estrela, faça montinhos de chantilly ao longo do perímetro 22 e no centro. Por último, coloque uma groselha vermelha em cada montinho para dar um toque extra de cor 23 e finalmente sirva a torta de trigo sarraceno e geleia de groselha 24.

Conservação

Você pode conservar a torta de trigo sarraceno com geleia de groselha sob uma cúpula de vidro por no máximo 2-3 dias.

Pode congelar se tiver usado ingredientes frescos não congelados.

Conselho

A torta de trigo sarraceno combina muito bem também com outros tipos de geleias: framboesas, mirtilos, amoras e frutas vermelhas... Você realmente tem muitas opções!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.