Torta de trigo sarraceno
- Fácil
- 1 h 15 min
- Kcal 826
Amantes da torta de trigo sarraceno, preparem-se porque hoje temos em mente uma receita que certamente irá aguçar seu paladar! Decidimos revisitar este grande clássico da culinária do Alto Adige, transformando-o em uma variante realmente interessante: os biscoitos de trigo sarraceno, claramente recheados com geleia e que não devem ser confundidos com os tiroleses! Eles têm uma textura crocante e quebradiça. O sabor do trigo sarraceno é muito intenso, rústico, que quase remete à riqueza proporcionada pela torrefação. Por isso é muito importante criar uma mistura de farinha clássica com esta que, na verdade, não contém trigo, embora o nome induza ao erro. Os biscoitos de trigo sarraceno alegrarão seus cafés da manhã ou seus dias tranquilos diante de uma fumegante xícara de chá com a simplicidade dos sabores genuínos e redescobertos. Prepare-os conosco!
Para preparar os biscoitos de trigo sarraceno, coloque no processador a farinha de trigo sarraceno e a farinha 00 1, depois adicione a manteiga fria 2 e acione as lâminas por alguns instantes até que a mistura fique arenosa 3.
Em seguida, adicione o açúcar mascavo 4, os ovos 5 e volte a acionar as lâminas 6
até que a mistura esteja homogênea 7. Transfira-a para a bancada e amasse por alguns instantes para alisar a massa 8. Envolva o bloco em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos 9.
Polvilhe a superfície com uma pitada de farinha e abra a massa até obter um retângulo com 3 milímetros de espessura, usando um rolo 10. Em seguida, com um cortador de biscoitos frisado de 6,5 cm, corte 22 biscoitos 11. Depois, com um cortador menor, de 3 cm, faça furos em 11 biscoitos 12.
Transfira os biscoitos furados e os inteiros para uma assadeira com papel manteiga 13 e asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 20 minutos no modo estático 14. Deixe esfriar completamente antes de recheá-los. Nos discos inteiros, esprema a geleia de mirtilo usando um saco de confeitar, ou uma colher de chá, se preferir 15.
Depois, sobreponha os biscoitos furados fazendo uma leve pressão: assim a geleia no centro tenderá a se distribuir também ao longo da borda, na quantidade certa para não transbordar 16. Continue assim até formá-los todos 17. Aqui estão os seus biscoitos de trigo sarraceno prontos: é só degustar 18!