Tris de bruschettas

/5

APRESENTAÇÃO

O tris de bruschettas é uma entrada colorida e saborosa, ideal para ser servida em um buffet ou para iniciar uma refeição agradando os diferentes gostos dos convidados.
Embora cada região tenha sua variante, os ingredientes que não podem faltar são o óleo e o tomate. Hoje, a tradição, que continua a resistir nas mesas dos italianos, deixa espaço também para as variantes mais criativas e saborosas, como as que são propostas nesta receita! A bruschetta com berinjela, burrata e tomatinhos satisfará os amantes dos sabores mediterrâneos e locais, enquanto com a bruschetta com cebola e linguiça vocês conquistarão os paladares mais decididos e gulosos. A combinação de camarões salteados com páprica e pesto de abobrinha, por outro lado, completará o tris dando um toque exótico e requintado à sua bruschetta. Rápidas de preparar, em pouco tempo vocês realizarão uma entrada digna de nota tanto pelo sabor quanto pela criatividade, então resta apenas experimentar o tris de bruschettas e personalizá-lo liberando sua criatividade!

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 bruschettas
Pão caseiro 1
Azeite virgem extra quanto baste
para 2 bruschettas de berinjela, burrata e tomatinhos
Burrata 200 g
Berinjelas 130 g
Tomates datterini 150 g
Açúcar mascavo 10 g
Sal fino 3 g
Tomilho quanto baste
Hortelã quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para 2 bruschettas com cebola e linguiça
Salsicha 200 g
Cebolas brancas 1
Vinagre balsâmico 30 ml
Água ½ copo
Azeite virgem extra quanto baste
para 2 bruschettas com camarões e pesto de abobrinha
Camarões 120 g
Abobrinhas 2
Amêndoas peladas 80 g
Páprica quanto baste
Manjericão quanto baste
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Bruschettas

Para preparar o tris de bruschettas, comece pelo pão: coloque a baguete de pão sobre uma tábua de corte e corte em fatias de cerca de 2-3 cm 1. Depois, forme uma camada de papel manteiga em uma assadeira, disponha as fatias de pão e unte-as com óleo, ajudando-se com um pincel para uniformizar o óleo 2. Neste ponto, asse em forno estático pré-aquecido a 220° por 5 minutos e depois coloque no grill para cozinhar por mais 2 minutos (se usar um forno ventilado, cozinhe a 200° por 5 minutos e depois coloque no grill por mais 2 minutos). Quando as fatias de pão estiverem bem douradas e levemente tostadas, estarão prontas para serem temperadas 3.

Bruschettas com berinjela, burrata e tomatinhos

Para preparar as bruschettas com berinjela, burrata e tomatinhos, comece lavando a berinjela e limpando-a. Em seguida, corte-a em fatias de 1 cm de espessura 1 e depois transfira as fatias para uma assadeira forrada com papel manteiga, salgue 2 e regue com um fio de azeite extravirgem sobre cada uma 3. Neste ponto, asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 10 minutos e depois configure o grill e cozinhe por mais 2 minutos. Se usar o forno ventilado, cozinhe a 180° por 5 minutos e depois configure o grill continuando a cozinhar por 2 minutos.

Quando as fatias de berinjela estiverem macias e bem douradas 4, transfira-as para uma tigela e tempere com folhas de hortelã 5. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por cerca de 5 minutos à temperatura ambiente, para amolecerem ainda mais com o próprio vapor 6.

Agora caramelize os tomatinhos. Lave cuidadosamente os tomatinhos e corte-os ao meio. Depois, pegue uma frigideira antiaderente, acrescente um fio de óleo e os tomatinhos cortados 7. Adicione o açúcar mascavo 8 e o tomilho 9 e cozinhe por 5 minutos em fogo médio, até que os tomatinhos estejam ligeiramente murchos e tenham perdido um pouco do seu líquido.

Agora só falta temperar as fatias de pão torrado. Coloque as fatias de pão sobre uma tábua de corte e forme uma camada de berinjela 10, depois coloque um pedaço de burrata 11 e acrescente os tomatinhos 12. Suas bruschettas com berinjela, burrata e tomatinhos estão prontas para serem saboreadas!

Bruschettas com cebola e linguiça

Para preparar as bruschettas com cebola e linguiça, comece esfarelando a linguiça: corte a pele da linguiça com a ponta de uma faca afiada e retire a pele 1. Depois de formar pequenas almôndegas de linguiça 2, pegue a cebola branca e fatie-a 3.

Aqueça um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e depois adicione a cebola fatiada 4. Quando a cebola começar a dourar, acrescente meio copo de água 5 e, por fim, o vinagre balsâmico 6, cozinhe por 5 minutos em fogo baixo.

Uma vez que a cebola esteja macia e colorida, adicione as almôndegas de linguiça 7, cubra a frigideira com uma tampa 8 e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, transfira as almôndegas de linguiça e a cebola para as fatias de pão torrado, regando com o molho de vinagre balsâmico formado durante o cozimento 9. Suas bruschettas com cebola e linguiça estão prontas para serem servidas e saboreadas ainda quentes!

Bruschettas com camarões e pesto de abobrinha

Para preparar as bruschettas com camarões e pesto de abobrinha, comece limpando os camarões: remova as cabeças 1 e descasque-os 2. Em seguida, acrescente um fio de óleo em uma frigideira antiaderente, adicione os camarões descascados 3 e cozinhe por 5 minutos. Nesta receita foram utilizados camarões descongelados, você também pode usar camarões frescos, cozinhando-os até que adquiram uma cor rosada. Para saber como limpar melhor os camarões frescos, consulte a Escola de culinária: Como limpar os camarões. Se utilizar camarões já descascados, precisará de cerca de 100 g.

Salgue a gosto 4 e depois adicione a páprica 5, em seguida misture e deixe ferver por mais alguns segundos, até que os camarões estejam coloridos 6.

Agora prepare o pesto de abobrinha: lave cuidadosamente a abobrinha e limpe-a, depois corte-a em rodelas bastante grossas e coloque em um mixer. Adicione as amêndoas sem pele 7, algumas folhas de manjericão 8 e acrescente um fio de óleo 9.

Acione o mixer até obter uma mistura espessa e cremosa 10, que você espalhará sobre as fatias de pão torrado 11. Adicione os camarões 12 e suas bruschettas com camarões e pesto de abobrinha estarão prontas para serem servidas!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o tris de bruschettas. O pesto de abobrinha pode ser conservado na geladeira em um recipiente hermético ou bem coberto com filme plástico por 2 dias.
Não se recomenda a congelação.

Curiosidades

A bruschetta é um prato simples originário da Toscana, onde também é chamada de fett'unta ou panunta. Muitas vezes as bruschettas eram a refeição completa dos camponeses, que utilizavam o pão dormido temperando-o com ingredientes simples que tinham à disposição: óleo, alho e tomates maduros. Com o tempo, esta iguaria se espalhou também para outras regiões como, por exemplo, Piemonte, Calábria e Apúlia.

Conselho

As variações para esta entrada são infinitas: a abobrinha pode substituir a berinjela, o tomate-cereja pode tomar o lugar do tomatinho, a mussarela de búfala o da burrata. Ainda: adeus cebola, bem-vindos pimentões; nada de linguiça, somente pedaços de frango. Abra a geladeira e escolha: qual combinação nos agrada mais?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.