Como limpar os camarões

/5

APRESENTAÇÃO

O camarão é um dos crustáceos mais usados na culinária, com carne nobre e delicada, se estiver fresquíssimo pode ser consumido cru, muitas preparações baseadas em sushi preveem justamente o uso natural deste ingrediente.
No mercado, existem muitas variedades dependendo da cor da carne, que podem ser brancas, vermelhas claras, vermelhas intensas ou cinzas.
Embora possam ser comprados no mercado durante todo o ano, os melhores meses para comprar camarões são de março a junho. Se comprá-los frescos, certifique-se de que os camarões estejam vivos e que os olhos, patas e antenas estejam móveis, além disso, a cor deve ser vívida e brilhante.

Nesta seção da Escola de Culinária, ensinamos como limpar e conservar os camarões, este método de limpeza pode ser utilizado também para camarões maiores e lagostins.
Contudo, a limpeza não é tudo, lembre-se de que para obter camarões deliciosos é indispensável um cozimento muito breve, caso contrário, a carne ficará dura.

INGREDIENTES
Camarões 1 kg

Como limpar os camarões

Para limpar os camarões, primeiro enxágue-os em água corrente, depois coloque-os em uma tábua de corte e retire a cabeça (1-2). Então, ainda usando as mãos, retire as perninhas 3

e o carapaça 4, ou seja, a crosta que protege a carne. Você pode decidir, neste caso, de acordo com a preparação que pretende fazer, se deixa ou não a parte final da cauda. Uma vez limpo externamente, prossiga para uma operação muito delicada, que é remover o intestino interno: faça um corte nas costas do camarão com uma faca pequena 5 e retire-o puxando delicadamente 6, tentando não rompê-lo.

Você pode fazer essa operação também com um palito: insira-o na carne do camarão 7, identifique o intestino e puxe para removê-lo (8-9).

Você pode limpar os camarões também cozidos: escalde-os por alguns minutos em água fervente, deixe-os imersos por 4-5 minutos e escorra-os com uma escumadeira 10; deixe esfriar por um par de minutos e depois prossiga com a limpeza. Retire a cabeça, as perninhas e o carapaça (11-12), também neste caso você pode deixar a cauda.

Faça um corte ao longo das costas e retire o intestino usando um palito ou uma faca de lâmina fina. Se estiverem fresquíssimos, os camarões podem ser congelados tanto crus quanto cozidos (13-14): neste último caso, deixe-os esfriar completamente, depois coloque-os em uma bandeja e leve-os ao congelador 15; quando estiverem firmes, coloque-os em sacos de congelamento e congele-os. Quando for hora de usá-los, descongele-os colocando-os na geladeira na noite anterior ao preparo e lembre-se de cozinhar pouco, pois obviamente já foram cozidos!

Conservação

Os camarões podem ser congelados tanto cozidos quanto crus, limpe-os e coloque-os em sacos de congelamento para estarem prontos quando precisar, lembre-se de descongelá-los na geladeira!

Conselho

Não jogue fora os resíduos dos crustáceos, cabeças e carapaças, pois são ótimos para preparar um saboroso Fumetto de crustáceos, um caldo usado para dar sabor a muitas preparações de peixe, como risotos e massas.

Clicando neste link você encontrará todas as receitas com camarões e camarões grandes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.