Sopa de mariscos da Nova Inglaterra
- Energía Kcal 428
- Carboidratos g 27.2
- dos quais açúcares g 12.2
- Proteína g 27.6
- Gorduras g 23.2
- das quais gorduras saturadas g 8.64
- Fibra g 3.2
- Colesterol mg 154
- Sódio mg 400
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 35 min
- Tempo de cozimento: 45 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
A sopa de mariscos da Nova Inglaterra, ou New England Clam Chowder, é uma deliciosa sopa cremosa à base de moluscos e batatas, comum no nordeste dos Estados Unidos.
No entanto, parece que esta saborosa sopa nasceu na França e, passando pela Grã-Bretanha, chegou às costas do Canadá e depois da Nova Inglaterra graças aos colonos que desembarcaram do outro lado do oceano.
Originalmente, a sopa de mariscos da Nova Inglaterra fazia parte da tradição culinária 'pobre', sendo consumida como prato único pelas famílias dos pescadores: na costa atlântica, os mariscos eram abundantes e considerados um alimento básico, juntamente com o bacalhau, as batatas e o milho, que não faltavam na receita tradicional. Com o passar do tempo, este prato também se tornou popular entre os restaurantes mais chiques e foram produzidas várias versões (por exemplo, em algumas receitas aparecem a carne de caranguejo e lagosta). Nossa versão da sopa de mariscos da Nova Inglaterra é uma receita simples e saborosa, enriquecida com creme de leite e bacon.
Nos Estados Unidos, é servida em um pão escavado, que é comido junto com a sopa e é nesta versão que também a propomos a você!
- INGREDIENTES
- Amêijoas 3 kg
- Cebolas roxas 80 g
- Cenouras 80 g
- Aipo 80 g
- Alho 2 dentes
- Batatas 450 g
- Tomilho 4 raminhos
- Louro 2 folhas
- Sal fino quanto baste
- Creme de leite fresco líquido 250 ml
- Azeite virgem extra quanto baste
- Pão 4 - pães tipo pães franceses
- Pancetta defumada 100 g
Preparação
Para preparar a sopa de mariscos da Nova Inglaterra, comece limpando os mariscos: coloque-os de molho por cerca de uma hora em uma bacia cheia de água e sal grosso, para permitir a eliminação de eventuais impurezas 1. Após o tempo necessário, escorra-os muito bem e enxágue-os; aqueça uma frigideira larga com um par de colheres de sopa de azeite de oliva e dois dentes de alho 2, em seguida, adicione os mariscos 3 e
deixe-os abrir em fogo alto, por cerca de dez minutos, com a tampa fechada 4. Quando os mariscos estiverem completamente abertos, filtre a água que liberaram durante o cozimento e mantenha-a de lado, depois descasque todos os mariscos e coloque-os em uma tigela (5-6).
Agora pique finamente o aipo, a cebola e a cenoura, depois refogue-os em fogo baixo, em uma panela grande, com um pouco de azeite 7; quando o refogado estiver pronto, adicione o bacon em cubos 8. Cozinhe tudo por alguns minutos, mexendo de vez em quando 9,
depois adicione as batatas 10, que você terá lavado, descascado e cortado em cubos previamente; ajuste o sal. Pique finamente o tomilho 11 e adicione à mistura, em seguida, adicione também duas folhas de louro 12
e o molho dos mariscos 13. Continue cozinhando em fogo moderado até que as batatas estejam cozidas, depois elimine o louro 14 e adicione o creme de leite 15. Misture bem todos os ingredientes e continue cozinhando por alguns minutos.
Neste ponto, desligue o fogo e misture tudo com um mixer de imersão 16. Adicione os mariscos descascados 17, ajuste o sal, se necessário, depois prepare os pães eliminando a parte superior com uma faca e retirando o miolo do interior. Encha cada pão com uma generosa concha de sopa de mariscos da Nova Inglaterra 18 e sirva tudo bem quente: bom apetite!