Arroz integral morno

/5

APRESENTAÇÃO

Integral mas com sabor! Este é o lema que deu vida ao nosso arroz integral morno, um prato principal genuíno e delicioso, ideal para variar de forma original e saborosa seus menus do dia a dia. Enriquecido com alho-poró caramelizado e camarões ao molho de soja, este arroz à primeira vista não tem nada a invejar aos pratos gourmet, mas realizá-lo requer pouco tempo e esforço. Você encontrará aqui uma mistura sábia de sabores agridoce que estimularão seu paladar, fazendo você descobrir novas e apetitosas combinações. Só resta deixar-se seduzir por este prato de notas exóticas!

INGREDIENTES
arroz castanho 280 g
Camarões 12
Alhos-porós 1
Vinagre de vinho branco 5 g
Molho de soja 15 g
Amêndoas peladas 20 g
Açúcar mascavo 10 g
Pimenta preta quanto baste
Sementes de gergelim preto quanto baste
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o arroz integral morno, fatie finamente, cerca de 5 mm, o alho-poró eliminando a extremidade com as raízes 1. Despeje um fio de óleo em uma frigideira, adicione o alho-poró cuidando para não sobrepor as fatias. Salgue 3 e apimente.

Adicione o açúcar mascavo 4 e a pimenta. Deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até dourar, se necessário adicione um pouco de água quente 5. Enquanto isso, coloque o arroz em água fervente salgada e cozinhe por 10 minutos 6.

Uma vez cozido 7, transfira o alho-poró para uma tigela 8 e reserve. Retire a cabeça dos camarões 9.

Elimine a carapaça 10. Na mesma frigideira em que você cozinhou o alho-poró, despeje um fio de óleo 11 e adicione os camarões previamente descascados 12.

Cozinhe em fogo alto 1 minuto de cada lado. Adicione o molho de soja 13 e cozinhe por alguns minutos. Transfira os camarões para uma travessa 14 e reserve. Escorra o arroz cozido 15.

Salteie as amêndoas inteiras na frigideira 16 até dourar e depois pique grosseiramente 17. Transfira o arroz morno para uma tigela grande, tempere com óleo 18.

 

Adicione também o alho-poró 19, as amêndoas picadas 20 e o gergelim preto 21.

Misture tudo. Emprate usando um anel de 10 cm e pressionando levemente o arroz dentro 22. Finalize o prato com os camarões salteados ao molho de soja 23 e um fio de óleo cru 24.

Conservação

O arroz integral morno se conserva por um dia na geladeira.

Dica

É possível adicionar outras frutas secas à salada de arroz morna e usar óleos aromatizados de ervas ou picantes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.