Aspic de frutas vermelhas

/5

APRESENTAÇÃO

Muitos de vocês provavelmente conhecem na sua versão salgada tradicional, mas o aspic é uma preparação que também pode ser servida como sobremesa. Já tentou prepará-lo com frutas? Imaginem coloridas e doces frutas vermelhas envoltas em uma gelatina perfumada com moscatel em formato individual. Refinados e elegantes, nossos aspics de frutas vermelhas não escondem nenhuma armadilha na preparação. Será necessário apenas paciência para o tempo necessário para a gelatina endurecer.
Mas o resultado recompensará a espera: você trará à mesa pequenas delícias refinadas que instantaneamente criam um clima de festa, seja Natal, Ano Novo ou Dia dos Pais!

INGREDIENTES
Ingredientes para 8 aspic
Frutas vermelhas 500 g - (groselhas brancas, morangos, framboesas, mirtilos)
Mascate 550 ml
Gelatina em folhas 35 g
Açúcar 20 g
Hortelã 8 folhas
Suco de limão ½

Preparo

Para preparar o aspic de frutas vermelhas, comece lavando e secando os mirtilos 1, os morangos, as amoras, as framboesas e as groselhas brancas. Remova o talo dos morangos e corte alguns em rodelas 2 e os outros pela metade 3.

Em uma tigela separada, coloque as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos 4 ou até amolecerem. Enquanto isso, aqueça 50 ml de moscatel e depois despeje em uma tigela 5. Escorra bem as folhas de gelatina com uma peneira 6 e esprema-as.

Derreta-as na tigela com o moscatel quente, adicione o açúcar e misture com uma espátula 7 para obter uma mistura lisa, sem grumos. Agora despeje o restante do vinho em temperatura ambiente, adicione o suco de limão coado e misture a solução. Pegue forminhas de pudim com capacidade de 165 ml cada, coloque 20 g de líquido em cada uma 8 e leve à geladeira para endurecer por pelo menos 15 minutos ou até que a gelatina comece a firmar. Após o tempo indicado, retire as forminhas, coloque no centro uma folhinha de hortelã e uma fatia de morango 9,

preencha todo o contorno com os mirtilos 10. Cubra com o moscatel (cerca de 15 g) 11 e coloque novamente na geladeira para endurecer por mais 15 minutos. Depois, continue acomodando os pedaços de morango na vertical com a parte cortada voltada para o perímetro da forma e 4 framboesas com a parte mais larga voltada para fora 12: coloque um mirtilo no centro e cubra com líquido, então coloque novamente na geladeira por 15 minutos.

Quando a gelatina estiver solidificada, disponha uma camada de groselhas brancas 13, depois cubra novamente com a solução à base de moscatel e coloque as forminhas na geladeira por mais 15 minutos. Termine com uma última camada de mirtilos 14 e deixe os aspics repousarem na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servi-los. Na hora de desenformá-los, mergulhe por alguns segundos em uma tigela com água fervente e, em seguida, ajude a desenformá-los cortando o contorno com a ponta de uma faquinha e vire-os em um prato. Decore seus aspics de frutas vermelhas com folhinhas de hortelã e algumas frutas vermelhas restantes 15 e sirva!

Conservação

Você pode conservar o aspic de frutas vermelhas na geladeira por 2-3 dias.

Conselho

A versão que propomos é feita com frutas vermelhas, mas é claro que você pode preparar aspics com qualquer fruta de sua preferência, mas evite os kiwis que contêm uma enzima que impede o processo de solidificação. Se, entre as frutas que mencionamos, você não gosta de groselha branca por ser muito ácida ou não consegue encontrá-la, sem problemas: use em vez disso amoras ou morangos em cubos. Se houver crianças à mesa, provavelmente o moscatel não será o líquido mais indicado para gelificar... você pode substituí-lo por um suco de fruta coado, de preferência claro, lembrando que, por razões óbvias, a gelatina será menos transparente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.