Chili veg

/5

APRESENTAÇÃO

Com o prato de hoje, levamos vocês ao México... não, desculpe, queríamos dizer Estados Unidos! Sim, muitos não sabem que o famoso Chili com carne, típico da cozinha tex-mex, é na verdade um prato inventado nos Estados Unidos. Ao famoso ensopado picante, no entanto, adicionamos uma das mais criativas variações para preparar o chili veg! Exato, sem carne, para uma alternativa leve e perfeita para quem não quer comer carne. Está ótimo, mas o que não pode faltar é o característico molho chili que hoje vamos revelar. Você poderá saborear o picante chili veg, servindo-o com nachos ou com arroz branco, como fizemos nós, ou poderá enrolá-lo dentro das Tortillas de farinha para obter uma versão veg do Burrito, para uma noite tex-mex irresistível!

INGREDIENTES

Feijão vermelho seco 400 g
Batatas 2
Pimentões vermelhos 1
Pimentão verde 1
Cebolas roxas 1
Passata de tomate 400 g
Páprica picante 1 pitada
Canela em pó 1 pitada
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para o molho chili
Pimenta vermelha seca 20
Água 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
para guarnecer e acompanhar
Pimenta verde 1
Pimenta 1
Salsa quanto baste
Suco de limão quanto baste

Preparação

Para preparar o chili veg, começamos logo colocando os feijões vermelhos de molho, pois eles precisam se reidratar na água. Depois, eles serão cozidos. Vamos agora à preparação do molho. Com uma faca afiada, abra os pimentões ao meio, retire as sementes e depois transfira-os para um recipiente. Cubra-os com água quente e deixe-os reidratar por algumas horas. Em seguida, elimine metade da água e bata o que sobrou. Passe o líquido obtido por uma peneira para descartar os resíduos. Despeje o molho chili em um pote, cubra com óleo, feche bem e guarde na geladeira. Agora você pode preparar o chili. Descasque as batatas e corte-as em cubos, e pique a cebola descascada. Em uma panela de barro ou de ferro fundido, refogue a cebola roxa picada com um bom fio de óleo e depois adicione uma colher de chá de molho chili, os feijões já cozidos, as batatas em cubos e o purê de tomate. Cubra com água e deixe cozinhar bem devagar por cerca de 1 hora e meia. Neste ponto, limpe os pimentões retirando o cabo, as sementes e os filamentos, corte-os em tirinhas e adicione ao restante. Perfume com páprica e canela, ajuste o sal, coloque a tampa e continue cozinhando em fogo baixo por mais meia hora, adicionando um pouco mais de água, se necessário. No final do cozimento, polvilhe com folhas de salsa, pimenta verde e vermelha em rodelas e uma borrifada de limão. Sirva seu chili veg bem quente com nachos ou arroz branco.

Conservação

O chili veg pode ser conservado por alguns dias na geladeira.

Conselho

Nas versões originais do chili, parece que os feijões não existem, mas nós quisemos adicioná-los, especialmente para compensar a falta de proteínas animais, substituindo-as por vegetais. Já que o prato incorpora o conceito de hospitalidade, pois cada um pode ter sua própria versão, então recomendamos adicionar cubos de abóbora para torná-lo um prato ainda mais saboroso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.