Falso ramen veg

/5

APRESENTAÇÃO

O ramen é um dos pratos icônicos da culinária japonesa. Embora tenha se originado na China, ele é comumente atribuído à culinária do Sol Nascente, também graças à influência dos mangás e animes. Os protagonistas dos desenhos animados japoneses costumam estar sentados em frente a essas tigelas ricas, que consomem ainda fumegantes com os hashis. Eles costumam concluir a refeição com doces dorayaki. Inspiramo-nos na criatividade nipônica para criar um falso ramen veg, uma sopa quente e perfumada riquíssima em legumes salteados, que acompanham um caldo à base de feijões. É justamente nesse caldo que se cozinham os noodles preparados à maneira italiana: aqui também fizemos uma pequena exceção à regra, preparando talharins de massa fresca com ovos! Imagine a surpresa de quem provar pela primeira vez um falso ramen veg de sabores intensos e com a variedade particular de massa. Apaixonados ou descobridores de novas culturas, certifiquem-se de ter todos os ingredientes, vamos começar!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base
Ovos 2 - orgânicas
cebolas vermelhas 1
Ervas - algumas folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o caldo de feijões cannellini
Feijão cannellini seco 125 g
Alga Kombu 1 - pedacinho
Sal fino quanto baste
Para os tagliolini
Ovos 1
Gemas 2
Farinha tipo 00 140 g
Para os legumes
Espargos 200 g
Cenouras 150 g
Gralhas 160 g
Alho 2 dentes
Pimenta fresca 2
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o falso ramen veg, comece pelo caldo de feijões cannellini. Eles precisam ser reidratados por 24 horas, então deixe-os de molho em água fresca 1. No dia seguinte, escorra-os, enxágue-os e coloque-os em uma panela grande 2. Cubra com bastante água fresca e adicione a alga kombu 3.

Deixe os feijões fervendo em fogo brando por cerca de 75 minutos, garantindo que fiquem suficientemente macios. Depois, elimine a alga 4 e ajuste o sal. Bata tudo no liquidificador 5 e coe para obter uma espécie de caldo; mantenha-o quente, adicionando mais água se necessário 6.

Enquanto isso, você pode se dedicar à massa fresca. Quebre os ovos em uma tigela onde você colocou a farinha e, ajudando-se com um garfo, comece a amassar 7. Quando a massa já tiver alguma consistência, use as mãos 8 e transfira para a bancada, amassando por mais alguns minutos. Se necessário, você pode adicionar mais um pouco de farinha 9.

Por fim, envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos à temperatura ambiente 10. Durante esse tempo, você pode se dedicar aos legumes. Comece pelos aspargos: retire a parte lenhosa 11 e descasque o restante, ajudando-se com um descascador 12.

Corte-os ao meio no sentido do comprimento e, por fim, em pedaços de 2 cm, fazendo um corte transversal 13. Passe para as cenouras. Estas também devem ser descascadas e cortadas nas extremidades 14 e, por fim, cortadas em rodelas, com um corte oblíquo, com espessura de cerca de 3-4 mm 15.

Termine com as ervilhas-torta. Depois de lavá-las, corte as extremidades e corte, também, diagonalmente, obtendo pedaços de 1,5 cm 16. Vá para o fogão. Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo. Aqueça junto com o alho limpo e esmagado e depois os pimentões 17. Mergulhe no fundo as cenouras, as ervilhas-torta 18,

e depois os aspargos 19. Ajuste o sal e a pimenta e salteie em fogo alto por 4-5 minutos, mexendo de vez em quando 20. Por fim, transfira os legumes para uma tigela, eliminando o alho e os pimentões 21.

Enquanto isso, cozinhe os ovos, não se trata dos clássicos ovos cozidos, mas sim dos ovos "barzotti". Ou seja, a clara estará completamente cozida enquanto a gema ficará ligeiramente mais cremosa. Mergulhe-os em uma panela com bastante água 22. Após 6-7 minutos desde o início da fervura, desligue e resfrie brevemente sob água corrente. Em seguida, descasque e corte ao meio com uma faca lisa (23-24).

Nesse ponto, você tem tudo pronto, só falta retornar à massa fresca. Pegue-a novamente e, após enfarinhar levemente com um pouco de semolina, passe-a na máquina de macarrão. É melhor, antes de começar, cortar alguns pedaços de massa em vez de usar todo o bloco. Então passe a massa entre os rolos, começando pela espessura mais grossa até atingir a penúltima (para nossa máquina, é o número 7). Passe novamente duas vezes a mesma tira de massa, dessa forma a folha ficará compacta 25. Depois, divida as folhas, obtendo retângulos, e deixe secar ao ar por alguns minutos 26. Polvilhe com semolina e dobre algumas vezes 27.

Finalmente, corte em tiras de 2-3 mm 28 e desenrole 29, formando então ninhos. Quando todos os ninhos estiverem prontos, prossiga com o cozimento no caldo de feijões batidos que, entretanto, você terá levado à fervura 30.

Cozinhe por 2-3 minutos os talharins 31. Nos pratos, então, despeje parte do caldo junto com algumas folhas de ervas que você cortou em tiras finas 32. Depois, adicione a massa 33.

E guarneça com meio ovo e algumas colheres dos legumes salteados 34, depois cebolinha limpa e fatiada 35 e, por fim, guarneça com uma pitada de pimenta-do-reino. Aqui está o seu falso ramen veg pronto, bom apetite 36.

Conservação

Para preparar o falso ramen veg, você pode organizar bem os tempos e adiantar as preparações. O caldo de cannellini, por exemplo, pode ser cozido e, em seguida, armazenado por 2-3 dias. Os legumes também podem ser cozidos com 1-2 dias de antecedência, mas perderão a cor e a consistência.
A massa, finalmente, pode ser congelada.
Uma vez composto o ramen, ele deve ser consumido imediatamente.
Recomenda-se evitar outras formas de conservação.

Conselho

Como dar um toque oriental ao seu falso ramen veg? Adicione algumas fatias de gengibre ao refogado de legumes e um pouco de molho de soja ao caldo. A cebolinha picada também dará um ótimo aroma ao seu prato de ramen. E para uma versão absolutamente vegana e deliciosa, você pode substituir os talharins por noodles de arroz e o ovo por cubos de seitan ou tofu, ambos salteados na frigideira com os legumes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.