Chutney de damasco
- Energía Kcal 62
- Carboidratos g 14.7
- dos quais açúcares g 14.7
- Proteína g 0.7
- Gorduras g 0.1
- das quais gorduras saturadas g 0.01
- Fibra g 1.1
- Sódio mg 9
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 1 h 10 min
- Porção: 26
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O verão é tempo de conservas, o momento propício para fazer geleias e compotas com as frutas mais suculentas da estação que abundam nas hortas. Geleia de figo, Geleia de pêssego ou de Geleia de cereja para os incorrigíveis gulosos amantes das preparações doces, mas também geleia de cebola para quem prefere os sabores agridoces. Aqui vamos agradar estes últimos com a receita do chutney de damascos. O chutney é um condimento típico da culinária indiana feito com verduras ou frutas e açúcar, com notas picantes e agradavelmente especiadas. Nosso chutney de damascos é caracterizado por um gosto agridoce e, por isso, se presta perfeitamente como molho de acompanhamento para pratos de carne ou para acompanhar uma mais refinada degustação de queijos.
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 800 g
- Damascos 1 kg
- Açúcar de cana integral 250 g
- cebolas vermelhas 150 g
- Vinagre de arroz 50 g
- Pimenta jalapeno 1
Preparo
Para preparar o chutney de damascos, lave bem os damascos 1, depois seque-os, corte-os ao meio 2 e remova o caroço. Recolha os damascos sem caroço em uma tigela e reserve.
Lave e fatie o cebolinha 4. Remova o pedúnculo da pimenta 5, corte-a ao meio no sentido do comprimento 6,
extraia as sementes internas com uma faca 7 e pique-a 8. Em uma panela grande, coloque os damascos, a cebolinha, a pimenta 9,
o vinagre de arroz 10 e, por último, o açúcar mascavo 11. Cubra com a tampa 12 e cozinhe em fogo alto até ferver; nesse ponto, abaixe o fogo e continue cozinhando por cerca de 1 hora ou até que a mistura atinja 108°.
O chutney está pronto 13: se quiser consumi-lo imediatamente, pode deixá-lo esfriar e colocá-lo nos potes (14-15), se não, se quiser conservá-lo por mais tempo, transfira-o ainda quente para potes previamente esterilizados, encha os recipientes até 1-2 centímetros da borda, feche com as tampas, vire os potes de cabeça para baixo e deixe esfriar.