Espaguete com espargos do mar

/5

APRESENTAÇÃO

Quando vamos fazer compras, pontualmente há algo que chama nossa atenção mais que qualquer outra coisa. Seja uma fruta de cores vivas nunca vista antes ou algum vegetal cujo nome ou forma nos parecem incomuns! Isso aconteceu conosco na peixaria, quando nosso olhar não caiu tanto sobre peixes especiais, mas sobre uma planta estranha: a salicórnia. Característica de pântanos salobros, especialmente da área mediterrânea, sua forma alongada e a cor verde intensa lembram justamente os espargos selvagens: daí o nome. De volta à cozinha do Giallo, preparamos um delicioso espaguete com espargos do mar. Para o almoço de hoje, você pode servir essa massa chamativa que, além de ser original, é preparada em tempo curtíssimo. Prontos para preparar e saborear espaguete com espargos do mar?

INGREDIENTES
Espaguete Integral 320 g
Espargos do mar 400 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 30 g
Pimenta preta quanto baste
Pimenta fresca 30 g - picante

Preparação

Para preparar o espaguete com espargos do mar, comece colocando no fogo uma panela com água, onde cozinhará tanto os espargos do mar quanto a massa. Cuidado para não salgar, pois este tipo de planta é muito salgada. Assim que a água estiver fervendo, escalde os espargos do mar por 2-3 minutos (se você os comprou embalados, não será necessário enxaguá-los. Em todo caso, siga as instruções na embalagem) 1. Enquanto isso, você pode preparar o tempero. Remova o talo da pimenta 2 e com a lâmina entre delicadamente para separar os filamentos 3.

Depois, bata a pimenta na tábua de cortar, assim todos os grãos sairão 4. Corte em rodelas de cerca de meio centímetro e reserve 5. Em seguida, pressione ligeiramente o dente de alho com uma faca 6 para descascá-lo mais facilmente.

Coloque o óleo na frigideira junto com o alho e a pimenta 7 e deixe apurar por 1-2 minutos em fogo médio 8. Neste ponto, escorra os espargos conservando a água de cozimento, coloque-os na frigideira para apurar por um minuto em fogo baixo 9.

Por fim, retire o alho 10. Deixe a água em que você escaldou os espargos do mar ferver novamente para cozinhar o espaguete 11. Quando faltar 3-4 minutos para o fim do cozimento, escorra o macarrão (deixando a água de cozimento de lado) para terminá-lo na frigideira com o tempero 12

e continue cozinhando, adicionando água conforme necessário 13. Uma vez pronto, apague o fogo e tempere com Parmesão ralado 14, misturando bem tudo 15.

Depois, polvilhe com pimenta-do-reino 16, dê uma última mistura 17 e seu espaguete com espargos do mar está pronto para ser servido 18!

Conservação

Recomenda-se consumir o espaguete com espargos do mar imediatamente. Congelar não é recomendado.

Conselho

Este delicioso espaguete com espargos do mar é ótimo assim, mas você pode torná-lo ainda mais saboroso com alguns tomates, recomendamos os cerejas que são muito saborosos, mas você pode escolher os que mais gostar!

Antes de servir, certifique-se de que, ao seu gosto, não seja necessário adicionar mais sal.

Curiosidade

Os espargos do mar habitam as águas estagnadas e os pântanos salobros da área mediterrânea, mas também são comuns na Europa, Ásia e América do Norte. Sua cor varia do verde brilhante na primavera até o vermelho no final do verão. Seu sabor, por outro lado, é fresco, mas com uma nota salgada predominante, típica desta planta rica em sais minerais. Mas como se cozinham os espargos do mar? Com certeza podem ser saboreados escaldados, fritos ou mesmo crus se estiverem fresquíssimos. Em todos os casos, no entanto, recomenda-se não adicionar mais sal à preparação.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.