Geleia de ameixas amarelas

/5

APRESENTAÇÃO

Pão e geleia: um lanche simples que evoca a infância. Hoje sugerimos espalhar em sua fatia de pão caseiro uma delicada geleia de ameixas amarelas! Capture nos potes todo o sabor do verão para saborear em qualquer estação: esta geleia de ameixas amarelas, com um leve retrogosto amargo, será perfeita tanto para seu café da manhã quanto para rechear uma base de Massa podre macia e fazer uma deliciosa torta! Preparada de forma simples e sem adição de outros conservantes, esta geleia contém apenas três ingredientes: açúcar, suco de limão e nossas amadas ameixas. Você só precisará escolher as ameixas mais suculentas, deixá-las macerar e esperar que a geleia de ameixas amarelas chegue à temperatura... E, se preferir, você pode torná-la ainda mais perfumada adicionando um pouco de canela! Ainda nessas notas aromáticas e particulares, recomendamos a geleia de pêssegos e lavanda!

INGREDIENTES
Ingredientes para 3 potes de geleia de 250 g
Ameixas 1050 g
Açúcar 300 g
Suco de limão 40 g

Preparação

Para preparar a geleia de ameixas amarelas, comece preparando a fruta: lave as ameixas, corte-as ao meio com uma faca 1, remova o caroço 2 e corte-as em quartos 3. Depois de descaroçadas, o peso total das ameixas será de cerca de 1kg.

Adicione o açúcar 4 e misture bem 5. Cubra a tigela com filme plástico ou com um prato 6 e deixe macerar em temperatura ambiente por cerca de uma hora. Enquanto espera a fruta macerar, você pode prosseguir com a sanitização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita.

Após o tempo de maceração, despeje as ameixas com todo o líquido em uma panela de alumínio com fundo duplo e bordas altas e acenda o fogo no máximo 7. Uma vez atingida a fervura, reduza o fogo para manter uma fervura consistente, mas não muito forte 8. Deixe cozinhar por cerca de 45 minutos, mexendo o mínimo possível até atingir 108 graus. Use um termômetro de cozinha para medir a temperatura exata 9.

Após 45 minutos, retire do fogo e adicione o suco de meio limão 10 e misture 11. A geleia deve apresentar-se densa e com alguns pedaços de fruta ainda visíveis. Neste ponto, você pode começar a envasar em potes que foram sanitizados, despejando a geleia ainda quente com uma concha 12.

Preencha os potes deixando pelo menos 1 cm de espaço do topo 13; aperte bem as tampas sanitizadas, mas sem apertar excessivamente 14 e deixe esfriar 15. Com o calor da geleia, será criado o vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "clique-clique", o vácuo foi realizado. Sua geleia de ameixas amarelas está pronta para ser saboreada!

Conservação

A geleia de ameixas amarelas conserva-se por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada pote, conservar na geladeira e consumir no máximo em 3-4 dias.

Conselho

No final do cozimento, você pode adicionar algumas pétalas de centáurea seca: sua geleia de ameixas amarelas terá um sabor, cor e aroma ainda mais especial!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de garantir para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre deve-se ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas profissionalmente apresentam. Para uma correta preparação de conservas feitas em casa, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Curiosidade

Do ponto de vista botânico, não há diferença entre ameixa e ciruela. Em geral, tende-se a chamar de ameixa o fruto fresco, enquanto é chamado de ciruela quando está seco. Existem muitas variedades de ameixas que podem ter diferentes colorações, do roxo ao verde claro, passando pelo vermelho e pelo amarelo. E é justamente a ameixa amarela que ganhou um nome precioso: Gota de Ouro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.