Geleia de pêssegos e lavanda

/5

APRESENTAÇÃO

O sabor atemporal de compotas e geleias nos acompanha sempre no café da manhã com fragrantes Torta de geléia de damasco e simples fatias de pão, generosamente espalhadas com essas deliciosas conservas, melhor ainda se feitas em casa com as frutas abundantes na estação de verão. Bastarão matérias-primas de qualidade, um pouco de tempo e paciência e sem qualquer dificuldade você realizará deliciosas compotas para conservar na despensa. Um tesouro saboroso para consumir não apenas como doce, mas também para acompanhar queijos ou saborear em pratos principais de sabores exóticos como os Camarões em massa kataifi com molho de geleia de damasco, refinados e criativos. Contagiados por esse espírito criativo, realizamos uma compota original: compota de pêssegos e lavanda. O pêssego combina muito bem com ervas e, neste caso, sua doçura é enriquecida pelo aroma intenso das flores secas de lavanda: elas liberarão seu perfume inconfundível já no momento da maceração. Uma vez pronta a compota de pêssegos e lavanda, só resta escolher suas combinações favoritas para saborear ao máximo essa iguaria em pote!

INGREDIENTES
Pêssegos amarelos 1,3 kg - para limpar
Lavanda 1 colherinha - flores secas
Açúcar 300 g

Preparação

Para realizar a compota de pêssegos e lavanda, certifique-se de usar potes inteiros, tampas novas e de proceder com a sanitização conforme indicado na caixa no final da receita. Depois descasque os pêssegos 1 e corte-os em pedaços, removendo o caroço central 2. Coloque os pêssegos cortados em uma panela de aço 3.

Adicione o açúcar 4 e as flores secas de lavanda 5, misture com uma colher de pau 6

para dar sabor aos pêssegos 7. Neste ponto, você deve deixar a fruta macerar, cobrindo a panela com filme plástico e colocando na geladeira por uma hora. Após esse tempo, pegue os pêssegos que terão liberado seu líquido durante a maceração 9 e coloque-os no fogo para cozinhar por cerca de 40 minutos em fogo médio, mexendo frequentemente

até que a mistura atinja, no tempo indicado, 108°; para monitorar a temperatura, use um termômetro para alimentos. Assim que a compota estiver pronta 10, despeje-a ainda quente nos potes recém-sanitizados 11, enchendo-os até 1-2 cm da borda 12.

Proceda fechando bem os potes com tampas novas 13, depois vire-os de cabeça para baixo e deixe a compota esfriar completamente 14. Antes de consumir 15, certifique-se de que as tampas não façam o típico "click-clack" ao pressionar no centro, sinal de que o vácuo não foi realizado corretamente. Para estas e outras indicações, remetemos às informações sobre conservas caseiras do Ministério da Saúde.

Conservação

A compota de pêssegos e lavanda se conserva na despensa por no máximo 5 meses. Antes de consumi-la, recomendamos sempre verificar se o vácuo foi mantido. As compotas caseiras, contendo uma porcentagem de açúcar inferior ao peso total da fruta, têm tempos de conservação menores em comparação com aquelas com igual dose de açúcar e fruta, que podem durar até um ano. Uma vez aberto o pote, conserve a compota na geladeira e consuma-a dentro de 3 semanas.

Conselho

Você pode substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo, a compota ficará mais escura e aromática.

IMPORTANTE

O preparo caseiro de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre é necessário ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para um correto preparo das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.