Massa podre macia

/5

APRESENTAÇÃO

A massa podre macia é uma receita básica da qual você não vai mais querer abrir mão! Em comparação com a massa tradicional, esta versão proporcionará uma textura mais suave e delicada, perfeita para tortas que derretem na boca, biscoitos macios e muitos outros doces de massa podre. A magia da massa podre macia está toda no equilíbrio entre os poucos ingredientes que a compõem: manteiga amolecida, ovos, açúcar de confeiteiro e farinha se combinam em uma massa que permanece compacta, mas elástica. O que faz a diferença é o fermento que torna a massa ainda mais quebradiça e agradável ao paladar. Depois de experimentá-la, você vai querer usá-la em todas as ocasiões. Prepare a massa podre macia com a nossa receita, pode se tornar a sua favorita!

Experimente também estas outras variações de massa podre:

  • Frolla Milano
  • Massa podre sem manteiga
  • Massa podre integral
  • Massa podre montada
  • Massa podre com claras

 

INGREDIENTES
para uma torta de 24 cm de diâmetro ou 1 kg de biscoitos
Farinha tipo 00 500 g
Manteiga 250 g - à temperatura ambiente
Açúcar de confeiteiro 200 g
Ovos 2 - (médias) à temperatura ambiente
Fermento em pó para bolos 8 g

Preparo

Para preparar a massa podre macia, primeiro deixe a manteiga descansar em temperatura ambiente por 20 minutos. Coloque-a na batedeira e adicione o açúcar de confeiteiro 1. Acione a máquina, com a pá, em velocidade médio-baixa. Assim que obter um creme macio e homogêneo, adicione os ovos, também em temperatura ambiente 2. Depois que os ovos forem absorvidos, adicione a farinha peneirada 3.

Adicione também o fermento peneirado 4 e continue misturando na batedeira apenas o tempo necessário para integrar os ingredientes 5. Transfira para a bancada e compacte rapidamente a massa em um bloco 6.

Coloque o bloco sobre uma folha de papel manteiga 7, achate e feche como um pacote 8. Estenda levemente a massa com um rolo 9, assim será mais fácil trabalhá-la. Deixe o bloco descansar na geladeira por uma hora. Com essas quantidades de massa podre macia, você poderá fazer uma torta de 24 cm de diâmetro com tranças ou cerca de 1 kg de biscoitos!

Conservação

A massa podre macia pode ser armazenada crua na geladeira por 2-3 dias ou no congelador por um mês.

Depois de assada, você pode conservar a massa em local fresco e seco por 3-4 dias, em um recipiente hermético.

Dica

Você pode aromatizar a massa podre macia com casca de laranja ou com as sementes de uma fava de baunilha.

Se você não tiver uma batedeira, pode amassar a massa em uma tigela seguindo a mesma ordem de ingredientes.

Se quiser fazer uma torta, estenda a massa até a espessura de 8 mm e asse em forno estático a 170°C por 30 minutos.

Para os biscoitos, estenda a massa também na espessura de cerca de 8 mm, corte discos com um cortador de biscoitos e asse em forno estático a 170°C por 20 minutos. Se tiver tempo, coloque a bandeja com os biscoitos crus na geladeira por meia hora antes de assá-los: assim manterão bem a forma.

Dica para o cozimento

Não há uma regra fixa e o conselho é seguir a receita específica que está sendo feita. No entanto, para tortas, em geral, prefere-se criar uma folha de cerca de 8 mm e assar em forno estático a uma temperatura entre 150°C-170°C por 30 minutos. Para biscoitos ou assar às cegas ou em branco as tortas, aproximadamente 180°C no forno estático.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.