Granita al caffè

/5

APRESENTAÇÃO

A granita de café é uma sobremesa versátil e saborosa, perfeita para começar um dia de verão de forma refinada, ideal para saciar a fome com sabor e energia e adequada para encerrar um almoço ou jantar sem pesar muito, mas dando aquele toque de doçura necessário para enfrentar o pós-refeição.
A granita de café pode ser preparada mesmo sem sorveteira, sempre seguindo a receita tradicional e preservando seu sabor intenso e fresco. Se você quiser tornar esse momento ainda mais apetitoso, o segredo é preparar mini madeleines de amêndoa para acompanhar a granita.
A versão pequena desses docinhos franceses realçará ainda mais o sabor clássico do café. O sabor doce e ligeiramente amadeirado da amêndoa abraçará o aroma forte e amargo do café, enquanto a textura macia suavizará agradavelmente o gelo da granita. Agora é só preparar a granita de café e se deixar conquistar pelo seu sabor irresistível!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 mini madeleines de amêndoa
Farinha de amêndoas 15 g
Farinha tipo 00 30 g
Manteiga 45 g
Açúcar 35 g
Mel millefiori 5 g
Fermento químico em pó 2 g
Ovos 1
Sabor amêndoa 2 gotas
Sal fino 1 pitada
Para a granita de café
Café 500 ml
Açúcar 100 g
Água 50 ml
Fava de baunilha ½
Grãos de café quanto baste
Creme de leite fresco líquido quanto baste
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar as mini madeleines, comece colocando em uma tigela a farinha de amêndoas 1. Adicione a farinha de trigo peneirada 2 e o açúcar 3.

Adicione também o sal 4, o fermento peneirado 5 e os ovos 6.

Continue adicionando o mel 7 e a manteiga derretida previamente 8, depois misture bem com um batedor manual 9.

Por último adicione o aroma de amêndoa 10. Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos duas horas ou, se possível, durante a noite toda 11. Despeje a mistura em um saco de confeitar e depois pegue uma forma de silicone para mini madeleines, com as clássicas forminhas em forma de concha, e preencha todas as forminhas 12. Se você não tiver a forma de silicone, pode usar uma forma de metal e despejar a massa com uma colher.

Transfira a forma para uma assadeira e asse em forno estático a 190° por cerca de 12 minutos, se usar um forno ventilado, asse a 170° por 6-7 minutos 13; se usar uma forma de metal, asse a 180° até que fiquem douradas. Quando estiverem mornas, desenforme cuidadosamente da forma 14 e deixe esfriar em uma grade 15. Conserve sob uma cúpula de vidro ou em um recipiente para que mantenham sua fragrância.

Para preparar a granita de café, comece fazendo o café. Para obter um ótimo café, encha a caldeira da cafeteira com água fria e, de preferência, pobre em calcário, tomando cuidado para não ultrapassar a válvula de segurança 1 (caso contrário, o café ficará mais longo). Encha o filtro com café moído formando uma montanha que você nivelará batendo o filtro na mesa com movimentos firmes 2. Não pressione com a colher, nem faça furos na superfície 3.

Feche a cafeteira bem apertada 4, para que o café não vaze pelos lados enquanto sobe, e coloque-a em uma chama baixa e constante para obter um café encorpado. À medida que o café sobe, se formará uma espuma densa 5: recomendamos que não deixe o café borbulhar por muito tempo para manter sua doçura e aroma intactos. Seu café está pronto: antes de usá-lo, misture diretamente na moka com uma colher para deixar o café mais homogêneo 6.

Cuidamos agora da preparação da granita: em uma panela antiaderente, coloque o açúcar 7 e adicione a água 8. Depois de cortar ao meio uma fava de baunilha, esvazie-a e junte à água e ao açúcar com suas sementes 9 e leve para ferver.

Adicione então o café recém-preparado 10 e transfira a mistura para um recipiente baixo e largo 11 para acelerar o congelamento. Deixe esfriar, remova a fava de baunilha e cubra o recipiente com uma camada de filme plástico. Coloque no freezer por pelo menos 15-20 minutos. Quando a mistura estiver solidificada, quebre os cristais de gelo com os dentes de um garfo ou com um batedor a cada 10-15 minutos, repetindo a operação por 2-3 vezes 12. Cada vez o tempo diminuirá, pois a preparação já está fria e, portanto, levará menos tempo para solidificar a mistura. Esta operação deve ser feita delicadamente para não alterar a cor da granita. De fato, se absorver muito ar, corre o risco de ficar bege em vez de marrom escuro. Enquanto isso, bata o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro com uma batedeira elétrica para decorar a granita.

Mexa a granita uma última vez, lembrando que quanto mais você quebrar os cristais, mais finos eles se tornarão. Agora componha a granita: com uma colher, coloque a granita de café em um copinho ou uma taça 13, decore com um bico de chantilly 14 e um grão de café 15. Sua granita de café está pronta para ser servida e acompanhada pelas mini madeleines!

Conservação

Você pode conservar a granita de café no freezer e as mini madeleines em um recipiente hermético ou cobertas com filme plástico à temperatura ambiente por uma semana.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.