Guirlanda de pão

/5

APRESENTAÇÃO

A ceia da Véspera e o almoço de Natal são um momento mágico, em que toda a família se reúne e aqueles que moram longe voltam para casa. Nas famílias mais numerosas, muitas vezes se torna quase um desafio quem prepara os melhores pratos e arruma a mesa da maneira mais original! Com a nossa guirlanda de pão, ganhar será fácil em ambos os casos... basta adicionar um laço vermelho e colocá-la em um belo prato no centro da mesa! Servi-la quente será um espetáculo, mas mesmo tirando-a do forno algumas horas antes, ela permanecerá macia e crocante, ideal para saborear com frios e queijos como uma rica entrada. Sua miolo compacto, contudo, será perfeito também para fazer aquela famosa "mopinha" e recolher o seu Ragù alla bolognese ou qualquer outro molho que você decida preparar! Compartilhar nossa guirlanda de pão com toda a família será uma alegria... também para o paladar!

Descubra outras receitas natalinas vegetarianas!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma guirlanda de pão
Farinha tipo 0 200 g
Farinha tipo 00 300 g
Água 330 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico seco 2 g
Sal fino 10 g
para polvilhar
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparação

Para preparar a guirlanda de pão, coloque em uma tigela grande as duas farinhas 1, adicione o fermento seco 2 e, começando a amassar, adicione também a água em fio 3.

Continue amassando até obter uma massa compacta 4, adicione então o sal 5 e amasse por mais alguns minutos. Transfira para uma superfície de trabalho e comece a dobrar a massa. Você deve puxar uma das extremidades em sua direção e trazê-la de volta para o centro 6.

Repita esta etapa algumas vezes para incorporar toda a massa 7, depois cubra-a com a tigela 8 e deixe-a descansar por cerca de dez minutos. Pegue novamente e faça a segunda rodada de dobras, como acabou de fazer 9,

deixe-a descansar por mais 10 minutos sob a tigela 10 e repita esta operação outras 2 vezes (11-12). Você deve fazer 4 rodadas de dobras para fortalecer a rede de glúten e dar elasticidade à massa.

Depois de fazer a última dobra, modele a massa em forma de bola 13 e coloque-a em uma tigela. Cubra com filme plástico 14 e deixe fermentar por cerca de 1 hora. Depois, coloque na geladeira por 18 horas. Após esse tempo, a massa não terá crescido, não se preocupe. Deixe-a voltar à temperatura ambiente e deixe fermentar por mais 2 horas. Nesse ponto, ela terá dobrado de volume e apresentar-se-ão bolhas 15.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho 16 e divida-a em 5 partes iguais de 165 g cada 17. Pegue um pedaço e forme um rolo com cerca de 50 cm de comprimento 18.

Repita a mesma operação para os outros quatro pedaços 19. Neste ponto, una os rolos apenas em uma das extremidades, esticando-os na superfície 20 e comece a trançá-los, levando o primeiro rolo à sua esquerda em direção ao centro 21.

Agora pegue o primeiro rolo à sua direita e leve-o ao centro, posicionando-o sobre o anterior 22. Continue dessa forma, sempre começando pelo mais externo, uma vez à esquerda e uma vez à direita, até trançar completamente os fios 23. Ao chegar ao final, sele bem a junção 24

e una-a à inicial para formar uma guirlanda 25. Transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga e pressione bem na união das duas partes 26. Polvilhe a superfície da guirlanda com farinha 27

e deixe fermentar por mais uma hora 28, sempre em temperatura ambiente. A temperatura ideal é de 26-28°C. Após o tempo de fermentação, coloque na base do forno pré-aquecido em modo estático a 220°C uma tigela (adequada para forno) com cerca de 60 g de água. Coloque também a guirlanda de pão na prateleira central e asse por cerca de 40 minutos até que esteja bem dourada 29. Em seguida, retire do forno e deixe esfriar antes de servir 30.

Conservação

É recomendável consumir o pão recém-saído do forno. Caso sobre, pode ser conservado por 1-2 dias em um saco de papel e aquecido antes de servir.

Conselho

Corte o pão ao meio como se fosse um sanduíche e recheie com frios e queijos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.