Pão de sêmola

/5

APRESENTAÇÃO

Fazer pão em casa é uma nova tendência que resgata nossas velhas tradições: é relaxante e satisfatório, proporcionando um produto genuíno e duradouro, como o pão de sêmola! Prepará-lo será realmente simples, respeitando os tempos de descanso e fermentação indicados. Somente assim você obterá um pão perfeitamente assado, caracterizado por uma crosta crocante e um miolo muito macio. A sêmola dará ao pão um sabor rústico e uma cor dourada, características típicas desta farinha.

Experimente também outras receitas para fazer pão em casa:

Se você ama os preparos com sêmola, experimente também nossa pizza, o pão pugliese e o Pão cafone!

INGREDIENTES

Ingredientes para a biga
Sêmola de trigo duro remacinada 150 g
Água 75 g
Fermento biológico fresco 1 ½ g
para a massa
Sêmola de trigo duro remacinada 600 g
Farinha tipo 0 100 g
Água 520 g
Fermento biológico fresco 4 g
Sal fino 20 g
Azeite virgem extra quanto baste - para untar a tigela
para polvilhar
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste

Preparação

Para preparar o pão de sêmola, a primeira coisa a fazer é a biga. Despeje a água em uma tigela, adicione o fermento esfarelado 1 e misture até dissolvê-lo 2. Despeje a sêmola em outra tigela e adicione a água na qual você dissolveu o fermento 3.

Sove com as mãos 4 até obter uma mistura homogênea, sem deixar farinha na tigela. Cubra com filme plástico 5 e deixe fermentar em temperatura ambiente por 18 horas. É normal que após o tempo indicado a biga não tenha aumentado seu volume 6.

Passado esse tempo, prepare a massa. Se a tigela em que você fez a biga for pequena, transfira-a para uma maior. Adicione a sêmola 7, a farinha 0 e o fermento esfarelado 8. Adicione também a água 9.

Sove diretamente com as mãos 10 até obter uma massa homogênea 11, depois adicione o sal 12 e continue sovando.

Transfira a massa para a bancada de trabalho 13 e sove até que fique lisa 14. Transfira-a para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por 10 minutos.

Transfira novamente a massa para a bancada de trabalho 16. Pegue uma das bordas da massa, estique-a delicadamente e leve-a ao centro 17. Repita essa operação para os outros 3 lados 18.

Vire a massa e modele-a para que adquira uma forma esférica 19. Transfira para uma tigela untada, cubra com filme plástico 20 e deixe fermentar por 3 horas em temperatura ambiente, ou até dobrar de volume 21.

Agora, transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada com sêmola 22. Achate-a delicadamente com as mãos 23. Levante a borda esquerda e dobre-a para dentro. Faça o mesmo com a borda direita 24.

Depois, levante a parte central e dobre-a sobre a massa 25, então enrole a massa 26 até formar um cilindro bem fechado 27.

Agora, coloque-o em uma assadeira com papel manteiga 29. Deixe fermentar por cerca de meia hora, deixando-o descoberto 29. Neste ponto, polvilhe com uma peneira a farinha de sêmola sobre o cilindro 30.

Usando uma lâmina, faça o primeiro corte oblíquo no cilindro 31, depois faça outros de forma paralela 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 250°C por 35 minutos na prateleira do meio. Após esse tempo, abra o forno para liberar a umidade formada e diminua a temperatura para 180°C. Feche o forno novamente e termine de assar por mais 10 minutos. O pão estará pronto para ser retirado do forno 33. Transfira-o para uma grade e deixe esfriar completamente antes de cortá-lo.

Conservação

O pão de sêmola conserva-se por 3 dias em um saco de papel. Uma vez assado e frio, você pode cortá-lo em fatias e congelá-lo.

Conselho

Adicione sementes de linhaça ou de girassol à massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.