Massa com perca

/5

APRESENTAÇÃO

Carnes rosadas, firmes e saborosas: estamos falando do peixe perca de água doce, protagonista hoje de um saboroso prato principal: massa com peixe perca! Se você está à procura de uma receita de dar água na boca, simples de preparar mas ao mesmo tempo deliciosa, arme-se de uma pinça de cozinha para eliminar eventuais espinhas e de uma tábua para cortar e picar finamente todos os ingredientes de sabor mediterrâneo que acompanham o peixe perca nesta preparação: tomates cereja, alcaparras, anchovas e azeitonas taggiasca. Você sentirá que sinfonia de sabores, para servir nos seus almoços ou jantares à base de peixe que o tornam tão famoso entre seus amigos e conhecidos! Descubra conosco como tornar especial a sua massa com peixe perca, uma alternativa vencedora a todas as outras massas com peixe!

INGREDIENTES
Casarecce 320 g
Poleiro 200 g - filé
anchovas em óleo 2 - filés
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 20 g
Pimenta fresca 1
Alcaparras em sal 10
Tomates-cereja 200 g
Cebolas roxas 1
Azeitonas Taggiasca 20 g - sem caroço
Casca de limão 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar a massa com peixe perca, coloque bastante água para ferver em uma panela e quando começar a ferver, adicione sal: você precisará dela posteriormente para cozinhar a massa. Enquanto isso, limpe e fatie a cebola roxa 1, depois corte a pimenta fresca e retire as sementes de dentro 2, em seguida, pique-a. Descasque e fatie muito finamente o alho 3; se preferir, pode apenas limpá-lo e deixá-lo inteiro para, depois, retirá-lo do molho antes de adicionar a massa.

Pegue as alcaparras, se estiverem com sal, será necessário dessalgá-las sob água corrente fria, enxaguando várias vezes, caso contrário, pique-as diretamente 4; depois, passe aos tomatinhos: lave-os, elimine o caule verde, se presente, e corte-os em quartos 5; pegue o filé de peixe perca, retire eventuais espinhas usando uma pinça de cozinha. Para eliminá-las, toque a superfície do filé para sentir se e onde estão. Depois, corte o filé em tiras 6

e, por fim, em cubos 7. Reserve o peixe e, em uma panela, coloque o óleo de oliva, as cebolas 8, o alho e a pimenta 9.

Adicione também as alcaparras picadas e deixe refogar tudo em fogo médio, mexendo com frequência. Quando a cebola estiver murcha, adicione os filés de anchova escorridos do óleo de conservação 11; em seguida, regue com uma concha da água de cozimento da massa para facilitar o cozimento 12.

Após alguns minutos, quando as anchovas se derreterem, adicione os tomatinhos 13, deixe cozinhar por mais 5 minutos, depois abaixe o fogo e adicione o peixe perca; mexa muito delicadamente e adicione também as azeitonas taggiasca 15.

Tempere com sal e pimenta 16 a gosto e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Depois disso, desligue o fogo e, com o fogo apagado, aromatize com as folhas de manjericão 17. Enquanto isso, cozinhe a massa na panela com água fervente salgada 18

quando estiver al dente, escorra diretamente na panela com o molho de peixe perca, acendendo o fogo no mínimo 19, misture e aromatize com raspas de limão 20; sirva a massa com peixe perca bem quente 21!

Conservação

Recomenda-se consumir a massa com peixe perca na hora; pode-se, no entanto, conservar na geladeira por 1 dia em um recipiente hermético.

O molho de peixe perca também pode ser conservado por 1 dia na geladeira.

Não se recomenda congelar.

Conselho

O peixe perca tem uma carne muito compacta, mas evite cozinhá-lo além dos 5 minutos indicados em fogo baixo! 
Em vez de tomatinhos, você pode usar polpa de tomate!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.