Spaghetti com colatura de anchovas e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

Se como nós você é amante dos pratos principais com sabores intensos e marcantes, não perca nossos spaghetti com colatura de anchovas e tomatinhos. Trata-se de um molho expresso enriquecido por um ingrediente especial que dará um toque extra ao prato: a colatura de anchovas, um molho obtido da salmoura de anchovas em sal. Este condimento, com sabor concentrado e pungente, concederá ao prato um toque salgado e com aroma de mar que provocará seu paladar. Um molho doce, feito com tomatinhos amarelos, equilibrará os sabores com maestria. Para completar o prato, uma cascata crocante de pistaches salteados na frigideira, que conferirá um toque refinado, elegante e naturalmente saboroso!

Venha espiar entre as nossas especialidades de pratos principais de peixe:

INGREDIENTES

Espaguete 320 g
Azeite virgem extra quanto baste
Azeitonas Taggiasca 30 g
Alcaparras em sal 15 g
Alho 1 dente
Pimenta fresca ½
Tomates cereja amarelos 400 g
Manjericão quanto baste
Molho de anchova 4 colheres
Casca de limão ½
Sal fino quanto baste
Açúcar 1 pitada
para o crumble de pistaches
Granulado de pistache 50 g
Farinha de rosca 30 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o spaghetti com colatura de anchovas e tomatinhos, comece pelo crumble de pistaches: em uma tigela, coloque os pistaches triturados e a farinha de rosca 1 e misture 2. Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo médio 3

Adicione a farinha de rosca e os pistaches 4, salgue levemente 5 e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre 6 para obter uma tostagem uniforme. Quando estiverem bem crocantes, tostados e perfumados, retire tudo do fogo e deixe esfriar.

Lave os tomatinhos, depois corte-os ao meio no sentido do comprimento 7; reserve. Para o molho: corte a pimenta ao meio 8, aqueça em uma frigideira ampla o óleo junto com um dente de alho esmagado e meia pimenta 9

Adicione também as azeitonas 10 e as alcaparras 11. Quando tudo começar a fritar, cozinhe por cerca de um minuto, depois retire o alho e a pimenta 12.

Adicione os tomatinhos amarelos 13 e salteie em fogo alto por 5 minutos. Adicione uma pitada de açúcar para equilibrar a acidez do tomate, se necessário, e tempere com algumas folhas de manjericão rasgadas com as mãos 14. Cozinhe por cerca de quinze minutos, em fogo baixo, tampando a panela 15

Leve a ferver uma panela de água levemente salgada (lembre-se que a colatura, assim como as alcaparras, já são muito salgadas): cozinhe a massa e retire 4 minutos antes do tempo indicado na embalagem 16. Escorra a massa e termine o cozimento diretamente na frigideira 17, ajudando-se com a água do cozimento da massa conforme necessário 18.

Uma vez cozida, fora do fogo, adicione a casca de limão 19 e a colatura de anchovas. Misture adicionando aos poucos um par de colheres de sopa de óleo 21, para emulsionar bem o molho. 

Sirva imediatamente 22 cobrindo tudo com o crumble de pistaches 23. Os spaghetti com colatura de anchovas e tomatinhos estão prontos para serem saboreados 24.

Conservação

Recomendamos consumir a massa assim que estiver pronta.

Conselho

A colatura de anchovas é muito salgada, portanto recomendamos adicionar sal com moderação à preparação.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.