Molho de raiz-forte

/5

APRESENTAÇÃO

O cren ou raiz-forte é uma raiz que cresce espontaneamente tanto em planícies quanto em montanhas de baixa altitude, desde os Alpes até os Apeninos Tosco-Romanholos; às vezes está presente mais ao sul, mas raramente, no Lácio e na Basilicata: cresce em hortas, em terrenos e campos frescos, formando vigorosos arbustos. Menos conhecida do que outros condimentos para pratos à base de carne, a salsa de Cren é, na verdade, uma receita presente há muito tempo na tradição culinária de várias regiões italianas e permanece, para os apreciadores de sabores fortes e marcantes, um dos melhores acompanhamentos para carnes cozidas e assadas em geral. É preparada com diferentes variações dependendo das regiões, e está presente especialmente na cozinha Vêneta, Piemontesa, Trentina, Friulana e na Emília-Romanha. Conhecida e utilizada também no exterior (Áustria, Hungria, etc..), acompanha excelentemente a carne cozida, o rosbife, as carnes grelhadas, o peixe e os ovos. Na tradição gastronômica alemã, o molho de raiz-forte é servido com salsichas e carnes cozidas e muitas vezes acompanha pratos à base de ovos.

INGREDIENTES
Rábano ou raiz-forte 250 g - raiz
Pão 100 g - miolo
Sal fino 1 pitada
Vinagre 75 g
Azeite virgem extra 30 g
Açúcar 15 g

Preparo

Para preparar o molho de cren, lave uma raiz muito fresca e tenra de cren sob água corrente 1, seque bem 2 e raspe-a com a faca 3

Quando estiver completamente limpa 4 rale-a finamente 5 e coloque em uma tigela. Corte as bordas das fatias de pão de forma 6

e reduza o miolo em pedaços 7, depois junte em uma tigela com o cren ralado 8. Despeje o vinagre branco 9

depois adicione também o azeite de oliva 10, o açúcar 11 e uma pitada de sal 12

Misture bem com as mãos para incorporar os ingredientes 13 e seu molho de cren está pronto 14. Você pode servi-lo em tigelas pequenas para acompanhar, por exemplo, a carne cozida piemontesa, talvez decorada com algumas lascas de raiz-forte 15.

Conservação

Se desejar conservar o molho por um longo tempo, mesmo por várias semanas, deverá guardá-lo na geladeira em um recipiente de vidro e cobrir sua superfície com uma camada de azeite de oliva. Esteja ciente de que quanto mais tempo passar, mais o sabor característico que o molho possuía quando foi preparado irá se atenuar.

Curiosidades

O aroma particularmente acre da raiz do cren lembra o da mostarda; o cren ou raiz-forte ou barbaforte, geralmente é utilizado ralado e suas folhas mais tenras podem também ser consumidas misturadas em saladas. Antigamente, a raiz do cren (já conhecida pelos romanos) era utilizada fresca com fins terapêuticos para combater dores reumáticas e contusões.

Conselho

Crua ou cozida, ralada e temperada com vinagre, sal, creme de leite e ovos, a raiz do cren é excelente servida com carne grelhada, peixe ou ovos cozidos. Ou ainda, misturada à maionese: dá a ela um certo não sei o quê fenomenal! Lembre-se de adicionar o pão (ralado ou miolo): ele atenua o sabor, que de outra forma seria muito forte e picante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.