Bollito

/5

APRESENTAÇÃO

Cozimento lento, um punhado de ervas aromáticas e uma escolha cuidadosa do corte de carne: esses são os segredos para preparar um delicioso cozido. Com suas carnes macias e saborosas, o cozido é um prato típico e atemporal da cozinha caseira italiana, geralmente acompanhado por legumes cozidos, molhos aromáticos e mostarda (especialmente nas regiões lombardas). Entre as receitas mais conhecidas, lembramos o cozido à piemontesa feito com carnes mistas e tradicionalmente servido com molhos deliciosos à base de vegetais, como o molho de raiz-forte e o molho rubra. O cozido é preparado cozinhando a carne de boi em abundante água aromatizada com ervas e vegetais, o resultado é uma carne muito macia e saborosa com um gosto simples e um caldo rico e nutritivo, pratos excelentes que não podem faltar nos cardápios de inverno. E se você está procurando uma ideia saborosa para usar a carne cozida que sobrou, experimente nossas almôndegas de cozido e ricota!

INGREDIENTES
Carne bovina 1 kg - para cozido
Cebolas brancas 120 g - (cerca de 1)
Aipo 2 - talos
Cenouras 110 g - (cerca de 1)
Salsa 1 punhado
Tomilho 1 raminho
Louro 3 folhas
Cravos-da-índia 3
Pimenta-do-reino em grãos 4
Sal grosso 15 g
Água 4 l

Preparação

Para preparar o cozido, primeiro limpe a cebola 1, espete-a inserindo os cravos-da-índia em sua polpa 2. Faça um ramo aromático com tomilho, salsa e louro, depois amarre-o com um barbante de cozinha 3.

Descasque a cenoura 4, lave e corte as pontas do aipo 5. Os vegetais estão prontos, despeje a água em uma panela larga e de borda alta 6,

mergulhe a cenoura, a cebola 7, o aipo 8 e o ramo aromático 9.

Adicione o sal 10 e leve ao ponto de fervura. Enquanto isso, amarre o pedaço de carne com um barbante de cozinha, para que mantenha a forma durante o cozimento (11-12). Para realizar a amarração, recomendamos consultar nossa página “Como amarrar o assado”.

Assim que a água atingir a fervura, adicione a carne 13. Após alguns minutos de cozimento, impurezas começarão a surgir na superfície da água sob a forma de espuma: são as proteínas da carne coaguladas que você deve remover com uma escumadeira 14; depois de eliminar todas as impurezas, adicione os grãos de pimenta 15 (que, se adicionados antes, você corre o risco de eliminar com a escumadeira) e abaixe o fogo ao mínimo.

A fervura deve durar cerca de 3 horas e ser bem leve, pois se for violenta, destruirá a carne, desfiando-a e tornando-a seca; recomendamos verificar o nível de cozimento perfurando a carne com um garfo 16 para verificar a consistência. Quando o cozido estiver pronto, escorra-o com uma escumadeira, deixe-o escorrer e coloque-o sobre uma tábua, depois remova a amarração 17 (se você a fez) e corte-o em fatias de cerca de 1 cm de espessura usando uma faca de lâmina lisa e longa 18. Coloque as fatias de carne em um prato de servir e sirva com legumes cozidos e, se desejar, com um pouco de mostarda.

Conservação

O cozido pode ser conservado na geladeira por alguns dias ou congelado se você usou ingredientes frescos. É possível filtrar e conservar o caldo de carne que se obtém do cozimento, talvez congelando-o em formas de gelo, para tê-lo pronto e porcionado para qualquer ocasião!

Conselho

Os melhores cortes para obter um bom cozido são: o peito, o músculo anterior e posterior, a capa, a polpa do ombro e do subombro, a língua, o pescoço e a barriga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.