Mostaccioli calabresi

/5

APRESENTAÇÃO

Sonia hoje está na companhia de Ilaria, do blog Forno e fornelli, uma jovem e energética calabresa que nos apresenta um doce típico de sua região: os mostaccioli, crocantes biscoitos com mel.
Os mostaccioli têm realmente poucos ingredientes: farinha, fermento e muito mel de mil-flores, misturados juntos para obter uma massa homogênea que depois é modelada em muitos rolinhos longos e achatados.
A forma dos mostaccioli pode ser das mais variadas: esses biscoitos são preparados para cada evento feliz, casamentos, batizados, formaturas, e dependendo das zonas em que são preparados, das ocasiões ou da mensagem que se quer comunicar, sua forma e decoração variam.
A característica dos mostaccioli é sua consistência compacta e "quebra-dentes", muito dura, que permite aos mostaccioli também serem conservados por muito tempo.
Os mostaccioli são biscoitos que são transmitidos por muitas gerações; cada família tem sua receita secreta. Descubra conosco a da nossa amiga Ilaria!

Se você procura outras receitas calabresas, experimente:

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 7 mostaccioli
Mel millefiori 500 g
Farinha tipo 00 550 g
Gemas 3 - médio
Fermento químico em pó 8 g
para pincelar e decorar
Mel millefiori 200 g
Codeta quanto baste
para a bancada
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparação

Para preparar os mostaccioli calabreses, primeiro peneire a farinha em uma tigela 1, junto com o fermento 2. No centro adicione as gemas e uma parte do mel 3

então comece a bater com um garfo para juntar os ingredientes 4 e adicione o mel restante 5. Adicionando o mel em várias etapas, será mais fácil trabalhar a massa, mas se você for mais experiente, pode adicionar os ingredientes de uma só vez e amassar imediatamente. Amasse os ingredientes com as mãos 6 e, se necessário, adicione mais farinha.

Quando os ingredientes estiverem misturados, transfira a massa para a bancada enfarinhada e continue amassando 7: você deve proceder formando um rolo 8 e dobrando as extremidades em direção ao centro 9. Se a massa ainda estiver pegajosa, adicione mais farinha.

Continue assim até obter uma massa homogênea e compacta 10. Divida a massa em partes de 140 g cada 11, renderá cerca de 7, e reserve a massa que sobrar porque servirá para as decorações. Se quiser, pode fazer os mostaccioli menores ou maiores. Modele cada pedaço em forma de rolinho 12 com cerca de 30 cm de comprimento e achate-o um pouco com as mãos para que fique com cerca de 4 cm de largura e 2 cm de altura.

Coloque os mostaccioli em uma assadeira forrada com papel manteiga 13. Com a massa restante, forme pequenos rolinhos finos 14 ou bolinhas e crie as decorações para colocar na superfície 15.

Asse os mostaccioli em forno estático pré-aquecido a 180° por 35-40 minutos (forno ventilado a 160° por 30 minutos) até que adquiram uma bela cor escura 16. Uma vez retirados do forno, pincele os mostaccioli ainda quentes com o mel 17 e decore com confeitos coloridos 18 a gosto! Deixe os mostaccioli secarem por algumas horas para que a massa absorva o mel, seque e endureça. Sirva os mostaccioli calabreses inteiros ou cortados em pedaços como os cantucci!

Conservação

Conserve os mostaccioli em temperatura ambiente, em uma caixa ou sob uma cúpula de vidro por até 2-3 semanas.
Não é recomendado congelar.

Curiosidade

Na Calábria, os mostaccioli não podem faltar nos casamentos: é a família da noiva que os prepara, e a tradição diz que um de grandes dimensões, quase do tamanho de uma mesa para 6 pessoas, deve ser feito!
O grande mostacciolo é oferecido como sobremesa no final das celebrações ainda hoje.
Até alguns anos atrás, o mostacciolo era também a estrela de um rito particular: no dia do casamento, quando a noiva estava pronta para ir à igreja, esse enorme mostacciolo era levado por um grupo de parentes da noiva até a casa do noivo, que entendia que a noiva estava pronta para ir ao altar. Era responsabilidade da família do noivo levar o mostacciolo à recepção de casamento. No final das festividades, os dois noivos levantavam o grande mostacciolo e o quebravam: a quem ficasse com a maior parte, cabia também a honra de ser o chefe da família.
Mas muitas vezes o resultado era previsível: a mãe do noivo fazia pequenos cortes sob o mostacciolo, quando estava sob sua guarda, e sugeria ao noivo de que lado se posicionar para obter a maior parte, garantindo assim ao filho o poder de decisão.

Conselho

A massa dos mostaccioli é realmente versátil e pode ser personalizada de mil maneiras, por exemplo, com mel de mil-flores, castanha ou cereja, mais saboroso e de gosto acentuado. O mesmo vale para as decorações: na Calábria, é comum fazer diferentes de acordo com a ocasião, para batizados ou casamentos com confeitos prateados ou dourados, para formaturas com confeitos vermelhos. Não se contenha e solte também a sua criatividade!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.