Paccheri com ragù de cotechino

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês conhecem aqueles pratos principais que a gente nunca quer parar de comer e que nos mantêm presos à mesa? Aqueles ricos, saborosos, bem misturados... segurem-se porque os paccheri com ragù de cotechino serão exatamente assim. Uma receita para usar de maneira saborosa o Cotechino com lentilhas, indispensável no menu de Ano Novo, transformado para a ocasião em um ragù especial aromatizado com alecrim e uma leve nota picante dada pela pimenta fresca. Como macarrão, não poderíamos escolher outro senão os paccheri, que com sua forma e capacidade de manter bem o cozimento são o formato perfeito para este molho. Permita-se este comfort food natalino também para um almoço de domingo ou para um jantar especial... seu sabor suculento irá te conquistar!


E se vocês são amantes dos paccheri, experimentem também a nossa versão Paccheri ao forno; se procuram outras receitas com o cotechino, experimentem também o cotechino em Cotechino em massa folhada com lentilhas!

INGREDIENTES
Paccheri 320 g
Cotechino pré-cozido 500 g
Passata de tomate 300 g
Cebolas douradas 1
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Grana Padano DOP 35 g - para ralar
Vinho tinto 40 g
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra 10 g
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os paccheri com ragù de cotechino, primeiro escalde o cotechino pré-cozido por alguns minutos para que seja mais fácil de descascar. Em seguida, remova a tripa 1 e corte o cotechino primeiro em fatias de meio cm e depois em cubos 2. Limpe e pique o aipo, cebola e cenoura 3.

Aqueça o azeite de oliva extra virgem em uma frigideira grande, depois adicione a pimenta fresca inteira, o alho inteiro descascado e o alecrim 4. Depois de refogar por 2-3 minutos, mexendo de vez em quando, adicione o cotechino em cubos 5 e aumente o fogo para cozinhar em fogo médio-alto, mexendo sempre de vez em quando. Após mais 3 minutos, acrescente o picado de aipo, cenoura e cebola 6 e continue mexendo, dourando bem os ingredientes na frigideira.

Depois de 5 minutos, você pode deglaçar com o vinho 7 e deixá-lo evaporar, antes de adicionar também o molho de tomate 8. Mexa, abaixe o fogo e remova o alho 9.

Continue cozinhando com tampa por cerca de 30 minutos 10. Uma vez pronto, o ragù deve ficar bastante reduzido 11. Coloque a água para ferver em uma panela grande, adicione sal e cozinhe os paccheri 12.

Escorra-os diretamente na frigideira com o molho 13, depois salteie em fogo alto e misture com Grana Padano DOP 14. Adicione água de cozimento se necessário, mexa novamente, desligue o fogo e sirva seus paccheri com ragù de cotechino bem quentes 15.

Conservação

Os paccheri com ragù de cotechino podem ser conservados por 1-2 dias em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Duvidamos, mas se sobrar, você pode colocá-los em uma assadeira, polvilhar com queijo tipo caciocavallo ou scamorza e assar a 200° por cerca de 10 minutos para uma deliciosa gratinada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.