Panqueca bicolor
- Energía Kcal 106
- Carboidratos g 14.9
- dos quais açúcares g 3.4
- Proteína g 3.6
- Gorduras g 3.5
- das quais gorduras saturadas g 1.85
- Fibra g 0.7
- Colesterol mg 41
- Sódio mg 34
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Rende: 12 pedaços
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Damos uma forma especial ao café da manhã das festas com as panquecas bicolores. A clássica panquequinha americana à base de leite, ovos, manteiga e farinha duplica sua delícia com a massa de cacau. Combinadas, as Panqueca com xarope de bordo clássicas e as Panqueca de cacau dão vida a panquequinhas super originais com formas de homenzinhos, estrelas, corações, arvorezinhas no meio... você pode se divertir dando sempre um toque original ao seu café da manhã e aplicar essa ideia simples e doce em várias outras festas, como Dia dos Namorados ou Dia das Mães!
Descubra também como fazer deliciosas Panquecas proteicas ou uma versão super fofa, as Panqueca fofinha.
INGREDIENTES
- Ingredientes para a base
- Manteiga 25 g
- Farinha tipo 00 100 g
- Fermento químico em pó 6 g
- Leite inteiro 200 g - à temperatura ambiente
- Açúcar 15 g
- Ovos 2 - (médias)
- para as panquecas claras
- Farinha tipo 00 25 g
- para as panquecas de cacau
- Cacau em pó amargo 15 g
- para temperar
- Xarope de bordo quanto baste
Preparação
Para preparar as panquecas bicolores, comece pela base: derreta a manteiga em fogo bem baixo e deixe esfriar. Enquanto isso, separe as claras das gemas 1. Coloque as gemas em uma tigela e bata com um batedor, depois adicione a manteiga derretida já fria 2 e o leite aos poucos 3.
Bata a mistura até ficar clara. Adicione o fermento a 100 g de farinha peneirando-os 4 e misture tudo. Agora, bata as claras que você separou usando a batedeira elétrica, adicionando o açúcar aos poucos 5, e quando estiverem brancas e espumosas, incorpore-as delicadamente à mistura de ovos, com uma espátula e movimentos de cima para baixo, para evitar que desmoronem 6.
Agora divida a massa ao meio em duas tigelas, em uma adicione 25 g de farinha e misture com um batedor (ou com a espátula) 7, na outra 15 g de cacau em pó 8. Coloque para aquecer em fogo médio (não alto, caso contrário, a massa não terá tempo de crescer bem durante o cozimento e as panquecas ficarão muito escuras) uma frigideira grande antiaderente (melhor se for de fundo grosso) e unte com um pouco de manteiga para espalhar na superfície 9.
Comece pelas panquecas claras: no centro da frigideira, despeje uma concha de massa 10, não será necessário espalhá-la. Assim que aparecerem bolhinhas na superfície, vire a panqueca 11 e cozinhe do outro lado 12.
Aos poucos, disponha as panquecas prontas em um prato 13 e continue até terminar a massa. Proceda da mesma forma para as de cacau, tendo o cuidado de aquecer bem a frigideira e untá-la com um pouquinho mais de manteiga antes de prosseguir despejando uma concha de massa no centro, aguardando a formação das primeiras bolhinhas e virando as panquecas de cacau como feito anteriormente para um cozimento uniforme (14-15).
Uma vez prontas 16, você pode cortá-las com cortadores: corte uma panqueca clara e uma escura com o mesmo cortador (17-18)
e insira o homenzinho escuro obtido na panqueca clara 19, o homenzinho claro na panqueca escura. Continue da mesma forma com outros cortadores de sua preferência, como uma estrelinha, por exemplo 20, arvorezinhas, corações, meias de Natal... até obter todas as suas panquecas bicolores 21 para servir com bastante xarope de bordo!