Pappardelle ao ragu de javali
 
				- Energía Kcal 535
- Carboidratos g 55
- dos quais açúcares g 7.1
- Proteína g 36
- Gorduras g 18.1
- das quais gorduras saturadas g 5.43
- Fibra g 4.4
- Colesterol mg 169
- Sódio mg 411
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 4 h 20 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
As pappardelle ao ragú de javali fazem parte da tradição culinária da maremma toscana... saborosas e apetitosas, elas encerram o gosto autêntico de outros tempos. Comparado ao clássico Ragù alla bolognese, o Ragù de javali tem um sabor mais forte e muito particular, graças ao seu gosto ligeiramente selvagem. Após longas horas de cozimento, esta carne preciosa ficará macia e será difícil resistir ao aroma do ragú recém-feito! Mas o que acontece quando as pappardelle encontram este incrível molho? Sua união dá vida a um dos pratos principais mais suculentos da tradição toscana. A massa de ovo rugosa e porosa absorve o ragú de caça para liberá-lo a cada mordida! Então, o que você está esperando? Deixe-se envolver pelos aromas e pelo sabor rústico das pappardelle ao ragú de javali.
Experimente também outras receitas com javali:
- Ensopado de javali com polenta taragna
- Massa fresca de ovo com ragú de javali
- Javali ensopado
- INGREDIENTES
- Pappardelle de ovo 250 g
- Javali 500 g - moído
- Passata de tomate 375 g
- Vinho tinto 50 g -
- Cebolas 50 g
- Aipo 40 g
- Cenouras 50 g
- Azeite virgem extra 15 g -
- Alho 1 dente
- Alecrim 1 raminho
- Louro 2 folhas
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação
 
										Para preparar as pappardelle ao ragú de javali, comece fazendo o molho. Corte e descasque a cenoura com um descascador de legumes 1, tire também os fios mais externos do aipo e limpe o alho e a cebola. Lave e pique tudo finamente, reservando o alho inteiro (2-3).
 
										Despeje o óleo em uma panela de fundo grosso e adicione as cenouras 4, o aipo 5 e a cebola picada 6.
 
										Adicione também o alho em pedaços grandes (assim você poderá removê-lo mais facilmente no final do cozimento) e deixe refogar tudo por cerca de dez minutos em fogo baixo 7. Adicione também a carne de javali picada 8, o alecrim picado e as folhas de louro 9.
 
										Aumente ligeiramente o fogo e deixe dourar por mais 10 minutos, mexendo com uma espátula 10, para cozinhar a carne de maneira uniforme. Neste ponto, despeje o vinho tinto 11 e, apenas quando a parte alcoólica tiver evaporado completamente, adicione o purê de tomate 12.
 
										Sal a gosto 13, adicione pimenta e deixe cozinhar coberto por cerca de 3 horas e meia em fogo baixo; depois, retire a tampa e deixe o ragú secar por mais 30 minutos 14. Cozinhe suas pappardelle em água fervente abundante, salgada a gosto 15.
 
										Enquanto isso, transfira o ragú para uma panela grande, escorra a massa e coloque-a na panela com o molho 16, mexa até misturar tudo 17 e sirva suas pappardelle ao ragú de javali ainda quentes 18.