Ensopado de javali com polenta taragna

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 3 h 20 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de marinada na geladeira (24+24 h)
APRESENTAÇÃO
Cozinhar caça não é tarefa para todos e muitas vezes preferimos pedi-la no restaurante por comodidade, mas com esta receita você descobrirá que é uma empreitada absolutamente ao seu alcance! O ensopado de javali com polenta taragna é um prato único rico e suculento, perfeito para compartilhar nos frios dias de inverno. O segredo para obter uma carne macia e saborosa está na dupla marinada: a primeira, no leite e bicarbonato, serve para tornar as fibras mais tenras e eliminar o gosto selvagem, enquanto a segunda, com vinho tinto e legumes, destaca o aroma. A lenta cocção fará o resto e o toque final do cacau amargo dará ao ensopado um contraste agradável. O acompanhamento ideal é obviamente a polenta, neste caso a tradicional taragna à base de trigo sarraceno, temperada com manteiga e queijo... uma verdadeira delícia para os amantes da culinária de montanha! Se você está entre eles, o ensopado de javali com polenta taragna conquistará um lugar entre suas receitas favoritas para aquecer o coração.
Descubra também estas receitas com javali:
- Ragù de javali
- Pappardelle ao ragù de javali
- Massa fresca com ragù de javali
- Javali ensopado
INGREDIENTES
- Ingredientes
- Javali 1 kg - polpa, sem osso
- Cenouras 1
- Aipo 1 talo
- Cebolinha fresca 1
- Pancetta 50 g - piacentina
- Extrato de tomate 2 colheres
- Banha 1 colher
- Manteiga 20 g
- Caldo de legumes 1 l
- Vinho tinto 100 g
- Cacau em pó amargo 1 colher
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para a primeira marinada
- Leite inteiro 1 l
- Bicarbonato de sódio 2 g
- Para a segunda marinada
- Vinho tinto 750 g
- Cenouras 1
- Aipo 1 talo
- Cebolinha fresca 1
- Alhos-porós 1
- Sálvia 10 folhas
- Louro 5 folhas
- Alecrim 3 raminhos
- Cravos-da-índia 10
- Bagas de zimbro 5
- para a polenta taragna
- Farinha de trigo sarraceno 100 g
- Farinha de milho desejada 60 g
- Água 400 g
- Leite inteiro 250 g
- Queijo da serra 100 g
- Sal grosso 1 colherinha
- Manteiga 50 g
- Manteiga 40 g
- Sálvia quanto baste
- Sal fino quanto baste
Preparação

Para preparar o ensopado de javali com polenta taragna, a primeira coisa a fazer é cortar a carne de javali em cubos de cerca de 3 cm 1. Transfira-os para uma tigela, despeje o leite 2 e adicione o bicarbonato 3; certifique-se de que a carne esteja completamente coberta pelo líquido.

Massageie bem a carne 4, depois cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por 24 horas. Após esse tempo 5, escorra o líquido da marinada e enxágue o javali sob água corrente 6.

Mantenha a carne de lado momentaneamente no escorredor e prepare a segunda marinada: descasque e corte grosseiramente a cenoura, o aipo, a cebola e o alho-poró 7. Transfira a carne de javali para um recipiente baixo e largo 8, depois distribua os legumes por cima 9.

Adicione a sálvia 10, o louro, o alecrim 11 e as bagas de zimbro 12.

Adicione também os cravos 13, depois despeje o vinho tinto 14 e cubra com filme plástico 15. Deixe marinar na geladeira por mais 24 horas.

Após esse tempo, prepare o caldo de legumes e mantenha-o quente. Em seguida, retire a carne da marinada, deixe escorrer em uma peneira 16 e elimine os legumes. Descasque e corte em mirepoix a cenoura e o aipo, depois fatie finamente a cebola 17. Em uma panela de ferro fundido, derreta suavemente a banha com a manteiga 18.

Adicione o bacon picado 19 e refogue brevemente em fogo alto, depois acrescente a carne de javali 20 e doure bem por alguns minutos. Neste ponto, adicione os legumes 21.

Refogue por alguns minutos 22, depois tempere com o extrato de tomate 23 e misture para incorporar. Despeje o vinho tinto 24 e deixe evaporar completamente o álcool.

Cubra com o caldo de legumes 25, ajuste o sal e a pimenta 26, cubra com a tampa 27 e cozinhe em fogo baixo por 2 horas e meia.

No final do cozimento, desligue o fogo e complete com o cacau amargo 28, mexendo bem para incorporar. Prepare a polenta taragna: em uma panela, despeje a água 29 e o leite 30, depois leve à fervura.

Despeje a farinha de milho aos poucos enquanto mexe com um batedor 31, depois faça o mesmo com a farinha de trigo sarraceno 32. Salgue 33, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela com as folhas de sálvia.

Depois de cozida, desligue o fogo e misture com a manteiga aromatizada derretida 34 e o queijo em cubos 35. Misture bem para derreter o queijo e obter uma consistência homogênea 36.

Você está pronto para servir: distribua a polenta no prato 37 e coloque por cima os pedaços de carne 38. O seu ensopado de javali com polenta taragna está pronto para ser servido 39!