Ragù de javali
- Fácil
- 2 h 20 min
- Kcal 340
As carnes de caça são famosas por sua cor vermelha intensa, pelos ricos aromas envolventes e por seu sabor audacioso. No Belpaese, pode-se encontrar excelente carne um pouco por toda parte, mas provavelmente Úmbria e Toscana são as regiões que fazem da caça o ingrediente principal de suas receitas tradicionais, utilizando principalmente lebre, javali e veado. Este último é famoso por suas carnes nobres, que apenas poucos podiam saborear, provavelmente a mais tenra e delicada, mas ao mesmo tempo a mais saborosa. Hoje, quisemos prestar uma homenagem a estas terras preparando um prato fantástico, perfeito para este período: as pappardelle ao ragù de veado. A longa marinada permite que a carne absorva dentro de suas fibras todos os aromas, como louro, funcho e zimbro, que suavizarão ligeiramente o sabor selvagem e marcante, tornando este prato mais agradável ao paladar. A massa de ovo, graças à sua porosidade, é perfeita para envolver o ragù cozido lentamente por muitas horas, como manda a tradição. Se você também adora sabores audaciosos, anote esta receita no seu livro de receitas de família... será útil para um almoço de domingo!
Para preparar as pappardelle ao ragù de veado, comece cuidando da marinada. Lave delicadamente os pedaços de veado em água corrente e transfira-os para uma tigela grande 1. Adicione, neste ponto, todas as especiarias e aromas para a marinada (funcho, zimbro, sálvia, louro, alecrim, alho, cebola e cravos-da-índia), depois despeje o vinho tinto 2, certificando-se de que toda a carne fique bem coberta pela marinada. Cubra com filme plástico 3 e deixe marinar na geladeira por cerca de 20 horas.
Passado esse tempo, escorra a carne da marinada 4 e triture-a com o utensílio apropriado 5. Se não tiver um moedor de carne, pode picar finamente a carne de veado com uma faca. Dedique-se agora ao refogado: limpe a cenoura, o aipo e a cebola, depois pique-os finamente 6
e transfira-os para uma panela onde você já terá colocado a quantidade indicada de óleo 7. Acenda o fogo e deixe o refogado murchar, só então poderá adicionar a carne moída 8. Em fogo alto, doure também esta, mexendo frequentemente, e quando tiver mudado totalmente de cor, regue com o vinho tinto 9.
Uma vez que tiver evaporado completamente, adicione também o purê de tomate 10 e deixe cozinhar tudo, cobrindo com uma tampa, por cerca de 4 horas e meia em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o ragù estiver pronto 11, cozinhe a massa em bastante água fervente 12, salgada a gosto.
Escorra as pappardelle al dente 13 e transfira-as para dentro do ragù 14. Salteie tudo por um minuto e sirva suas pappardelle ao ragù de veado ainda fumegantes 15!