Passatelli em caldo com molho de soja

/5

APRESENTAÇÃO

Para quem como nós ama as receitas regionais e suas releituras com um toque de sabor exótico... aqui está a receita dos passatelli em caldo com molho de soja! Escolhemos um clássico da Emilia Romagna, simples e genuíno, os Passatelli no caldo, e os temperamos com um caldo de carne muito especial porque é enriquecido com molho de soja, que confere um sabor único e particular. Perfeitos para servir nas noites frias de inverno, os passatelli em caldo com molho de soja irão envolvê-lo com seu gosto. Um clássico da culinária italiana que encontra novos aromas e fragrâncias, o resultado vai te surpreender agradavelmente, experimente!

Não perca também estas variações deliciosas:

 

INGREDIENTES
Farinha de rosca 120 g
Casca de limão ½
Ovos 170 g - (cerca de 3)
Parmigiano Reggiano DOP 120 g - ralado
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Caldo de carne 1 l - sem sal
Molho de soja 50 g

Preparação

Para preparar os passatelli com o caldo em molho de soja, comece com a preparação do Caldo de carne, que requer um longo cozimento. Em uma panela, coloque os legumes (aipo, tomate, cenoura e cebola levemente grelhada na frigideira para dar ainda mais sabor) e a carne de boi 1. Em seguida, despeje 3 litros de água para cobrir tudo e deixe ferver por 1 hora 2, retirando a espuma da superfície de vez em quando. Depois, adicione o último litro de água e deixe ferver por cerca de 2 horas em fogo médio. Uma vez pronto, você poderá filtrar o caldo e colocá-lo de volta no fogo baixo 3.

Não é necessário salgar o caldo, porque uma vez pronto você poderá adicionar o molho de soja 4. Desligue o fogo e reserve (se você usou um bom corte de carne para fazer o caldo, pode saboreá-lo como segundo prato, talvez temperado com o molho verde!) e dedique-se à massa dos passatelli: rale a casca de limão 5, tomando cuidado para não retirar a parte branca que é amarga e reserve. Bata os ovos em uma tigela 6 e reserve.

Em um recipiente maior, coloque a farinha de rosca e o Parmesão ralado 7, junte também a casca de limão 8 e rale a noz-moscada 9

e, por fim, os ovos batidos junto com uma pitada de sal 10. Misture os ingredientes com a ajuda de uma espátula 11, ou à mão, se preferir, e trabalhe até obter uma massa elástica e compacta 12. Se a massa ficar muito seca, adicione um pouquinho de caldo, caso contrário, se ficar muito macia, acrescente mais um pouco de farinha de rosca.

Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 5 minutos em um local fresco 13. Retire o filme plástico da massa e coloque-a sobre uma superfície levemente enfarinhada, polvilhe também a superfície com um pouco de farinha e depois forme os passatelli com a ajuda do típico ferro. Para obtê-los, você deve pressionar e arrastar ao mesmo tempo, desta forma a massa alongada sairá pelos furos 14. Em seguida, corte-os com a ajuda de uma lâmina e corte-os com 4 cm de comprimento 15, colocando-os aos poucos em uma bandeja levemente enfarinhada.

Leve o caldo de carne para ferver e depois adicione os passatelli (16-17). Assim que voltarem à superfície, estarão cozidos, então escorra-os com uma escumadeira 18

e coloque-os nos pratos de servir (ou em uma tigela de cerâmica para uma apresentação mais característica) 19, adicione o caldo de carne quente 20 até cobri-los e sirva os passatelli em caldo com molho de soja bem quentes 21.

Conservação

Você pode conservar a massa dos passatelli por no máximo um dia, mantendo-a na geladeira bem vedada com plástico filme. Você também pode conservá-los cozidos, mas eles perderão a consistência.

Conselho

Em alternativa ao caldo de carne, você pode temperar os passatelli com um caldo de legumes de sabor mais leve.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.