Passatelli no caldo

/5

APRESENTAÇÃO

As origens dos passatelli no caldo estão na Emilia-Romagna, verdadeiro berço da boa mesa italiana e das preparações feitas à mão, como a Massa fresca de ovo (massa e formatos). Este primeiro prato da tradição tem raízes medievais, como relatado também pela Academia Italiana da Cozinha, que protege a receita depositada.

A base dos passatelli é simples e genuína: ovos, Parmigiano Reggiano e pão ralado. As proporções permanecem quase inalteradas entre Emilia, Romagna e Marche, mas não faltam as pequenas diferenças que tornam cada versão única e ligada ao território ou à família. Há quem adicione uma pitada de farinha para tornar a massa mais compacta, quem aromatiza apenas com raspas de limão, quem prefere a noz-moscada ou uma mistura de ambas... enfim, cada casa tem sua receita de coração!

Estamos certos de que vocês também guardam uma receita de família dos passatelli no caldo, transmitida por mães e avós, junto ao inconfundível gesto de espremer a massa com o ferro apropriado, munidos de paciência e força de vontade. Nós do GialloZafferano propomos um método simples e ao alcance de todos, utilizando um espremedor de batatas com furos largos: uma alternativa prática que permitirá obter passatelli perfeitos, com a consistência ideal e sabor autêntico.

Os passatelli no caldo são o primeiro prato perfeito para as festas: indispensáveis no menu de Natal, ideais para 26 de dezembro, quando a tradição pede um prato quente e no caldo, e perfeitos também para o jantar de Ano Novo. Uma receita que cheira a casa, convivialidade e tradição, para levar à mesa e aquecer o coração de toda a família

Experimente saborear os passatelli com o Caldo de capão, tradicionalmente combinado com os Anolini, e não perca também estas deliciosas receitas com passatelli:

INGREDIENTES

Farinha de rosca 120 g
Parmigiano Reggiano DOP 120 g - (para ralar)
Ovos 170 g - (cerca de 3)
Casca de limão quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Para cozinhar
Caldo de carne 1 l

Preparação

Para preparar os passatelli no caldo, primeiro faça o Caldo de carne seguindo nossa receita. Enquanto isso, dedique-se à massa dos passatelli: em uma tigela grande, coloque o pão ralado e o Parmigiano Reggiano ralado 1. Aromatize com a noz-moscada 2 e as raspas de limão 3.

Bata os ovos à parte e adicione-os à mistura 4. Misture os ingredientes com um garfo 5, depois ajuste o sal 6.

Continue a amassar com as mãos 7 e trabalhe por bastante tempo até obter uma massa firme e elástica. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar na geladeira por cerca de 15-30 minutos 8. Após esse tempo, leve o caldo a uma leve fervura e insira uma porção de massa de cada vez em um espremedor de batatas com furos de pelo menos 5 mm 9.

Esprema a massa diretamente no caldo e corte os passatelli com uma faca em um comprimento de cerca de 5-6 cm 10. Cozinhe os passatelli apenas o tempo necessário para que venham à superfície, cuidando para que a água não ferva muito violentamente para evitar que se quebrem 11. Sirva imediatamente os seus passatelli no caldo 12!

Conservação

Os passatelli no caldo devem ser consumidos assim que estiverem prontos; se conservados cozidos, perderão a consistência.

Você pode conservar a massa dos passatelli por no máximo um dia, mantendo-a na geladeira bem vedada com filme plástico.

Conselho

Se preferir, pode omitir as raspas de limão.

O instrumento tradicional para fazer os passatelli não tem um nome específico, exceto "ferro para passatelli", no dialeto fèr para i pasatèi. Os furos de saída da massa têm uma largura que varia entre 4 e 5 mm, garantindo assim formas sempre diferentes aos passatelli.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.